Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1247 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso: Direito Disciplina: Ciência Política 2° Bimestre 2008.2

População e Povo (capitulo 4)

1. Qual o significado do termo população.
← O termo população é utilizado para denominar a quantidade de pessoas que habitam um local em um determinado momento, avaliado por um processo demográfico, onde constam como população todos os indivíduos presentes, sejam eles apátridas ouestrangeiros.


2. Qual a característica jurídica que diferencia população e povo.
← A principal característica é o “laço jurídico de sujeição ao poder estatal”. O povo está diretamente vinculado ao Estado através da nacionalidade ou cidadania. Enquanto a população é apenas um conceito estatístico demográfico de todo o povo.


3. Sinteticamente o que diz a “teoria malthusiana”e a crítica antimaltusiana?
← De forma sintética conforme a teoria malthusiana, a população crescia em proporção geométrica, enquanto os gêneros alimentícios aumentaram segundo regra aritmética, criando-se uma tendência permanente em alargar entre a capacidade de manter as populações e a taxa de crescimento das mesmas que por conseqüência a esse alargamento dinâmico surgem então guerras,as revoluções, as epidemias, a fome, o que estabelece um equilíbrio.

4. Qual lacuna relativa a idéia que sustenta a crítica antimalthusiana, em relação a fome (a miséria)?
← Tem-se como lacuna de teoria antimalthusiana em relação á fome é que através da existência, por meio de técnica adiantada e racional, técnica altamente aprimoradas pode produzir com capacidade ilimitada, quaseinfinita, os bens necessários é a existência humana, foi uma doutrina contraditória à de Malthus, pois não acreditariam nas leis implacáveis.
← A coletividade crença otimista (ingênua) no progresso científico e técnico acarretando na falta de percepção que não basta tecnologia, é indispensável o vontade social, a vontade política para aplicar a técnica de forma a combater a fome, comoamiséria.
5. Quais as fases do desenvolvimento demográfico (crescimento da população) descritas por Eynern?
← Conforme o professor Eynern, (da universidade de Berlim), existe quatro fases no desenvolvimento demográfico:
- A primeira fase; ocorre a equiparação entre a taxa de natalidade e mortalidade
- A segunda fase; ocorre com a queda da taxa de mortalidadeem virtude de mudanças progressistas da medicina, mediante emprego de antibióticos, vacinas, sulfanilamidas, na adoção generalizada de regras elementares de higiene preventiva, o uso de inseticidas em larga escala, com saneamento de áreas surgentes a grandes moléstias endêmicas e demais medidas gerais de saúde pública eliminando o perigo de epidemias. Porem a taxa de nascimento permanece alta, quepor conseqüência ocorre um rápido crescimento populacional.
- A terceira fase; a taxa de nascimento entra em declínio em decorrência do planejamento familiar pela política da “paternidade responsável” ou consciente através de uma limitação racional do número de filhos no casamento. A taxa de mortalidade continua a diminuir porem o excedente de natalidade permanece alto, entretantonota-se um retorno no equilíbrio.
- A quarta fase; é onde se encontra os países desenvolvidos. Ocorre representação da taxa de natalidade em relação à de mortalidade onde a primeira encontra-se um pouco acima da segunda, e o crescimento apresenta-se atenuado, a baixo nível


6. Na sua opinião em qual fase do desenvolvimento demográfico descritas por Eynern estaria o Brasil,Justifique sua resposta?
← O Brasil está classificado na segunda fase. Onde há um desenvolvimento populacional acentuado devido aos avanços científicos, e a falta de planejamento familiar, o que não isenta o Brasil de um país falho na maioria de sua estrutura mínima de saneamento básico, violência acentuada, o que traz a tona uma taxa de mortalidade alta, tem-se como exemplo que um acidente de...
tracking img