Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4088 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LEITURA E ESCRITA

Telma Lira Silva

RESUMO
Este trabalho científico apresenta dados coletados a partir de uma pesquisa minuciosa sobre os aspectos gerais do que cientificamente é chamado de Leitura e Escrita; além de propor um estudo buscando entender os fatores geradores de uma interpretação textual eficiente abordando de maneira concisa a leitura como fator receptivo e a escrita comodesenvolvimento e resultado do fator receptivo. Abordagem esta no intuito de introduzir a segunda parte do trabalho, ou seja, debater e esclarecer a Leitura e a Escrita, como também sua aplicação na sociedade.

Palavras-chave: Leitura. Escrita. Sociedade.

______________________________
*Graduada em Pedagogia – Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL
*Pós-Graduanda em PsicopedagogiaInstitucional – Faculdade Montenegro

Contemporaneamente, em se tratando de sociedade civil a sede por obter informação, cognição por novos assuntos tem sido um processo contínuo, com a ausência destes fenômenos informativos na vida do ser social, o indivíduo enquanto membro de um mundo cada vez mais globalizado ficaria excluído socialmente, permanecendo por assim dizer em um estado de ignorância nestenovo contexto informacional.
A busca por novos e até mesmo velhos conceitos e conhecimentos, pode facilmente serem encontrados sob o escopo de uma leitura sistematizada, possibilitando a formação de uma sociedade civil ciente de seu papel cívico, abrangendo direitos e deveres individuais e coletivos.
A grande pergunta é: Quais os meios utilizados para encontrar a informação? Ou melhor elaborando:onde encontrar o conhecimento? A resposta é clara, os meios utilizados para encontrar os fatores geradores de conhecimento estão justamente na metodologia da pesquisa, metodologia esta que irá desaguar nas mais variadas fontes de informações e/ou conhecimentos.
No convívio social, em que a informação rapidamente muda a direção positivamente sobre o aspecto do acesso ao meio informativo, o termoeducação sobre a égide da temática Informação e Educação, ainda que notória a existência da exclusão social: uma parcela destes “excluídos” ainda que não considerada a ideal, começa a ter acesso às Universidades públicas.
Outra realidade que aos poucos tem tornado-se apreciável, trata-se das políticas de inclusão social por parte do Governo (Federal, Estadual e Municipal), especialmente nasinstituições de ensino privadas, onde bolsas de estudo são concedidas a indivíduos de classes sociais menos favorecidas.
A informação vai sendo percebida assim, como afirma Carvalho (2006), [...] o elemento chave para a formação das futuras elites sociais, econômicas políticas e científicas. O mundo moderno enfatiza o princípio da produção da informação e da ordenação do conhecimento.

Tópicosimportantes, no contexto social, podem facilmente ser analisadas desde o século XVIII, culminando claramente um novo olhar sobre as práticas de leitura/Educação nos diversos espaços:
[...] o aparecimento e difusão da leitura silenciosa, redução do controle da Igreja, aparecimento do ensino laico, reconhecimento da importância da alfabetização, invenção da imprensa, tipo móvel, mercado editorial,aumento do interesse pela ficção, aparecimento da Literatura Infanto Juvenil, no século XVIII, bem como a expansão do ensino público, além do aparecimento do novo modelo econômico (MANGUEL (1987) APUD BARRETO, 2006).

Isto posto, refletir, conhecer, aprimorar, intuir e inovar são as mais recentes palavras que devem dominar o vocabulário dos indivíduos que compõem a sociedade. Como obter um sensocrítico senão mediante a leitura dos textos que atuam sobre:
[...] os esquemas cognitivos do leitor. Quando alguém lê algo, aplica determinado esquema alterando-o ou confirmando-o, mas principalmente entendendo mensagens diferentes de seus esquemas cognitivos, ou seja, as capacidades já internalizadas e o conhecimento de mundo de cada um são diferentes. (KRIEGL, 2002).

Facilmente, o leitor usa ao...
tracking img