Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
De acordo com as apostilas, os slides apresentados e tudo que foi dado em sala de aula respondam as seguintes perguntas:

1) O que pode ser entendido por personalidade?
R: A personalidade é um conjunto biopsicossocial dinâmico que possibilita a adaptação do homem consigo mesmo e o meio, numa equação de fatores hereditários e vivenciais. É um tema chave da psicologia que permite entender asigualdades e diferenças das pessoas em alguns aspectos. A personalidade não é estática ou completamente hereditária e é elaborada construída a partir das vivências, embora fundamentada em fatores hereditários, e tem o papel de adaptar o homem ao meio e permitir que ele se reconheça, seja coerente consigo mesmo.

2) Como foi dito em nossas aulas, a primeira concepção tópica do aparelho psíquicofoi apresentada por Freud em 1900. Concepção esta que recebeu o nome de “Primeira Tópica’’ e nele foram distinguidos três sistemas, cite e explique esses.
R: Os três sistemas que foram distinguidos por Freud foi o inconsciente, o pré-consciente e o consciente. O inconsciente representa os instintos e as pulsões, podendo ser metaforicamente visto como um depósito escuro onde são guardados conteúdoscensurados, inaceitável, não admissível. Já o pré-consciente é um sistema que está ligado ao inconsciente e à realidade, compreendendo, metaforicamente, um arquivo em que se encontram informações que podem ser acessadas com um esforço pequeno como, por exemplo, lembrar coisas da infância. O consciente é concebido como órgão sensorial localizado no limite entre os mundos externa e interno,atuando como receptor das informações destes mundos.

3)Defina ego, superego e id.
“Id’’ trata-se a parte impulsional, primitiva e selvagem do psiquismo, sendo totalmente inconsciente. É irracional, ilógico e amoral. Compreende a busca pela satisfação biológica imediata, sem avaliar as conseqüências, corresponde ao principio do prazer. Já o ‘’Ego’’ compreende o conjunto de reações que tentaconciliar os esforços e as demandas do id com as exigências da realidade, interna ou externa. O ego apresenta função adaptativa, sendo responsável pela integridade psíquica, equivale ao princípio da realidade. O “Superego’’ expressão da interiorização das interdições e exigências da cultura e da moralidade, representada pelos pais. É quase totalmente inconsciente, apresentando uma pequena parteconsciente. Nele se inscreve a lei primária, o que leva a pessoa a valorizar o que é bom e se afastar do que é ruim.

4) O Ego possui mecanismos inconscientes de defesa para proteger o psiquismo, garantindo a homeostase (o equilíbrio) da personalidade. Sabendo disso, defina Mecanismo de Defesa.
R: são maneiras inconscientes utilizadas frente às diversas situações com vista a repelir ou reduzir aansiedade decorrente, procurando assegurar a estabilidade da personalidade e pode ser referido como repressão ou recalcamento, regressão, projeção, introjeção, Identificação, isolaento, anulação, negação, formação reativa, racionalização, somatização, dissociação, sublimação, intelectualização, deslocamento e conversão.

5) Cite e explique 5 (cinco) Mecanismos de Defesa.
R: Deslocamento: trata-sede sentimentos ligados a uma fonte são redirecionados a outra;

Projeção: é uma defesa que consiste em atribuir aos outros os sentimentos ou características não admitidos em si mesmo, dessa forma, impulsos ou pensamentos proibidos são atribuídos a outra pessoa e negados em relação a si próprio, com o objetivo de afastar a ansiedade;
Conversão: deslocamento de umconflito psíquico para o corpo, sem prejuízo orgânico. Pode ocorrer na histeria, no caso de paralisias corporais ou desmaios; Intelectualização: mecanismo que articula uma teorização do afeto, o qual passa a ser explicado para evitar a ansiedade, focalizando os aspectos e objetivos, e não emocionais de uma situação...
tracking img