Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1769 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A importância do e-mail marketing nas empresas


Gleison Ricardo Ribeiro[1]


Resumo


Com o uso constante da internet pelas pessoas, produtos e serviços vem ganhando novas demandas e formatos, as empresas acabam tendo que se adaptar a estas mudanças, e uma projeção virtual é uma boa saída.

Este artigo aborda importância do e-mail marketing dentro das empresas, uma ferramenta deextrema importância e que às vezes pode ser pouco explorada. Falaremos um pouco dos pontos positivos e negativos, e da importância de um bom conteúdo.


Palavras chaves


Internet, organizações, mudança de processos, conteúdo.









INTRODUÇÃO


A empresa tradicional vem perdendo espaço no mercado, pois com a internet novas demandas de serviço aparecem e as empresas em sua sede ouespaço fixo acabam ficando em desvantagem, podendo ficar longe de seus clientes em potencial. Isto acontece por dois motivos. Em primeiro lugar, para manter uma empresa convencional os custos são mais altos, e em segundo se estas empresas não estiverem se adaptando para atender via internet, elas poderão se distanciar ainda mais de seus clientes. De acordo com Hortinha (2001, p.119), a presençana Internet pode trazer os seguintes benefícios para uma empresa:

“Melhoria da imagem institucional; melhoria do serviço aos clientes; aumento da visibilidade e da marca, produtos e serviços; expansão para outros mercados; possibilidade de transações on-line; redução dos custos de comunicação.” (HORTINHA, Joaquim. 2001.p.119).




As fronteiras digitais estão mudando osprocessos de trabalho dentro das empresas, vem então o desafio delas se prepararem estrategicamente com ferramentas cada vez mais especificas que comuniquem diretamente com seus clientes. Segundo Conrado (2010, p.54) o marketing também está se adaptando as este novo cenário digital.



“O marketing como conhecemos está mudando radicalmente e não serei fatalista em dizer que asempresas que não se adaptarem a esta nova maneira de fazer negócios estarão quebradas em muito pouco tempo, mas tal afirmação não esta muito longe da verdade.” (ADOLPHO VAZ, 2010 p. 54)


De acordo com Conrado (2010, p.167), a pesquisa, é a peça fundamental de um negócio, pois estudar como o seu público-alvo se comporta o que gostam de fazer no dia a dia, o que gostam de comer, enfim todos osseus gostos. Pois conhecendo a fundo o cliente fica fácil de criar ações cada vez mais pessoais a fim de conquistá-lo e como resultado final alavancar seus negócios no mercado.


“Uma máxima entre os profissionais de comunicação diz que “a comunicação começa no interlocutor”. Não poderia haver verdade mais absoluta. Se você quer comunicar de forma eficaz, persuadir e vender,primeiro, é preciso conhecer profundamente para quem você vai comunicar sua marca e seus produtos ou serviços”. (ADOLPHO VAZ, 2010 p. 167)




Então escolher estratégias que vão de encontro com o cliente é fundamental, por isso a importância de uma boa estratégia de marketing para as empresas é investir no relacionamento com os usuários. Conforme Conrado (2010, p.71) a estratégia agora éapostar nos próprios consumidores.





“a nova economia deve apostar na publicidade relevante para os consumidores, deve apostar nos próprios consumidores como veículos- só eles sabem o que há de mais relevante para si mesmos. Devemos pensar em criar relacionamentos duradouros e lucrativos com os nossos clientes por meio de uma personalização da relação com cada um deles.(ADOLPHO VAZ, 2010 p. 71)


Neste ambiente, temos o e-mail marketing, uma ferramenta importantíssima para a distribuição de conteúdo entre empresas e consumidores, e que se bem elaborada pode criar e enviar boletim informativo periódicos, também conhecido com newletter de produtos, serviços, promoções, campanhas de fidelização do cliente, pesquisas de satisfação dentre outros, alavancando o...
tracking img