Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1113 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1ª.) A Filosofia do Direito é um saber crítico a respeito das construções jurídicas erigidas pela ciência do Direito e pela própria práxis do Direito. Podemos afirmar que dentre as metas e tarefas da Filosofia do Direito, se enquadram todas as afirmações, exceto:

a) Estabelecer e definir a teleologia do Direito, seu aspecto valorativo e suas relações com a sociedade e seus anseios culturais.b) Proceder à discussão das bases axiológicas, econômicas e estruturais que moram atrás das praticas jurídicas.(correta)
c) questionar a atividade legiferante, bem como Avaliar e solicitar suporte reflexivo ao legislador.
d) Depurar a linguagem jurídica, os conceitos filosóficos e científicos do Direito, bem como analisar a estrutura lógica das proposições jurídicas.

2ª.) O problema dafilosofia do direito ou de dizer a verdade do direito.
Porque os filósofos se perguntam sobre o sentido de palavras tão comuns ? (...) Por terem - no esquecido? (L. Wittgenstein, citado em Redpath, 1990: 82)

O direito diz o juiz com olhar de desprezo,
Falando com clareza e grande severidade,
O direito é o que eu já lhes disse antes,
O direito é o que suponho que vocês saibam,
O direito é o quevou explicar mais uma vez,
O direito é O direito.
(W. H. Auden, Collected Poems, 1976: 2008)

Teremos, em nossa própria época, uma resposta à pergunta sobre o que realmente queremos dizer com a palavra “ser”? De modo algum. Convém portanto, que recoloquemos a questão do significado do Ser. Mas estaremos hoje, ao menos, perplexos diante de nossa incapacidade de compreender a palavra “Ser” Demodo algum. Em primeiro lugar, portanto devemos redespertar o entendimento do sentido de tal pergunta.(Heidegger, Being and Time [Ser e Tempo] [1929] 1962: 1).

Diante do exposto acima monte um texto respondendo as indagações; O que é o direito? O direito é uma entidade autônoma ou é um processo, um conjunto de processos ou talvez, um fenômeno social complexo? A legalidade é um modo de pensar? Ouserá a capacidade de prever o resultado das ações judiciais? O direito é uma atitude argumentativa? Afinal o que é o direito e o seu ser?


3ª.) É possível e correto afirmar que não há ligação necessária entre direito e moral, ou entre o direito como ele é e como deveria ser?










4ª.) Pense o direito como um fenômeno moral. Sem excluir o direito como servo da economia, servoda política, servo da utilidade.










5ª.) Diante da filosofia do direito de Platão. É possível compreender que embora a primeira cidade tenha surgido apenas como resultado de egoísmo material, logo começou a perseguir a idéia do bem comum. O que é o bem comum? Como conhece-lo? O que é necessário para o funcionamento do bem comum ? Qual o papel do direito diante do bem comum.____________________________________









6ª.) (ENADE) A justiça é uma espécie de meio-termo, porém não no mesmo sentido que as outras virtudes, e sim porque se relaciona com uma quantia ou
quantidade intermediária, enquanto a injustiça se relaciona com os extremos. E justiça é aquilo em virtude do qual se diz que o homem justo
pratica, por escolha própria, o que é justo (...).Este trecho, extraído de uma obra clássica da filosofia ocidental, trata de uma discussão da justiça considerada como:
a)simetria, dentro da filosofia estética de Platão.
(b)valor, no tridimensionalismo de Miguel Reale.
(c)medida, dentro da concepção rigorista e positivista de Hans Kelsen.
(d)virtude, dentro do pensamento ético de Aristóteles.(correta)
(e)contradição, na oposição dialéticaentre justo e injusto, no pensamento de Karl Marx.

7ª.) (ENADE) Não há, em suma, um direito justo no céu dos conceitos platônico, e um direito imperfeito e injusto no nosso pobre e imperfeito mundo sublunar O problema do
Direito Natural não é descobrir esse celestial livro de mármore onde, gravadas a caracteres de puro ouro, as verdadeiras leis estariam escritas, e que, ao longo dos séculos,...
tracking img