Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (461 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CASO CONCRETO 1

O Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense – PRODEC, criado pela Lei Estadual nº 13.342/05, é um mecanismo de desenvolvimento sócio-econômico do Estado de Santa Catarina,que concede dentre outras vantagens, que empresas se beneficiem do incentivo de postergação do recolhimento de ICMS. Por meio deste programa, a empresa poderá deixar de recolher até 70% do ICMSgerado pelo empreendimento. Como consequência, se o Estado opta por não arrecadar, o montante de repasse aos municípios também é reduzido.
O Município de Timbó-SC, inconformado com a queda de sua receitatributária, ingressa na justiça estadual contra a decisão do Estado, alegando que a retenção de parcela do ICMS que lhe cabe viola a Constituição Federal.
Pergunta-se:
a) O recebimento de repassede ICMS do Estado para os Municípios é uma concessão do Estado em cumprimento ao pacto federativo ou constitui um direito absoluto dos Municípios? Justifique.
b) Qual é a percentual do produto dearrecadação do ICMS a ser repassado para os Municípios?
c) Assiste razão ao Município de se insurgir contra a decisão do Estado de conceder incentivo a empresas a custas do não recolhimento de ICMS?Respostas fundamentadas

CASO CONCRETO 2

A Lei Estadual nº 10.533/93 estabeleceu que o Estado do Paraná, suas fundações e autarquias deixarão de contribuir para o programa federal de formaçãodo patrimônio do servidor público - PASEP, destinando as quotas para custeio de plano complementar ao sistema único de saúde - SUS.
Na vigência da referida lei, o Estado é surpreendido por ato doSecretário da Receita Federal ordenando a retenção da cota do Fundo de Participação dos Estados (FPE), no valor de R$ 4.621.510,36, que lhe deveria ter sido repassado pelo Banco do Brasil S/A.Inconformado, o Estado ingressa com Mandado de Segurança contra o Secretário da Receita Federal, alegando afronta ao principio federativo, dado que o ato impugnado atenta contra a autonomia financeira dos...
tracking img