Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (526 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O autor de deste livro é Cesare Beccaria, que na sua juventude, não se cogitava de prevenir a criminalidade por meio de uma educação adequada e de recursos capazes de melhorar socialmente a situaçãodo infrator. As idéias, deste livro revolucionaram o direito penal de sua época com os ensinamentos humanitários e precursores, nele maravilhosamente condensados, são sempre oportunos e o será sempreenquanto não ocorrer a prevenção do delito e a exata adaptação da pena correspondente. Esta resenha destaca alguns capítulos desta maravilhosa obra de Direito Penal.
Segundo Beccaria exigiram-semotivos sensíveis que bastaram para desviar o ânimo de cada homem de sua intenção de voltar a submergir as leis da sociedade no antigo caos. Os motivos sensíveis são as penas estabelecidas contra osinfratores das leis.
No terceiro capitulo, podemos encontrar as conseqüências. Para o autor existem três conseqüências que devem ser levadas em consideraçãos. A primeira é que somente as leis podem fixaras penas para os delitos; e essa autoridade só pode ser do legislador, que representa a sociedade unida por meio de um contrato social. A segunda conseqüência, é que o soberano, representando aprópria sociedade, só pode fazer leis gerais que obriguem a todos os membros, mas não julgar se alguém violou o contrato social. E a terceira conseqüência é que se provasse que a atrocidade das penas, se nãodiretamente contrária ao bem público e ao fim mesmo de impedir os delitos.
No quinto capitulo, a obscuridade da lei é decorrente da mal interpretação da lei. Quanto maior for o número dos queentendam e tenham nas mãos o sagrado código das leis, menos freqüentes serão os delitos, por não haver dúvida de que o desconhecimento e a incerteza das penas favorecem a eloqüência das paixões.
ParaBeccaria a determinar exatamente a credibilidade das testemunhas e das provas dos crimes. A credibilidade de uma testemunha, pois, deve diminuir na proporção do ódio, ou da amizade, ou das íntimas...
tracking img