Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1239 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
conceitos de produção e mercado

INTRODUÇÃO (3° Etapa)

Economicamente, Produção é a atividade da combinação dos fatores de produção que tem como finalidade satisfazer a necessidade do ser humano, implica num processo de criação de valores, que disponibiliza uma oferta de um produto para o Mercado, que é definido por um conjunto de pontos de contato no qual os agentes econômicos(compradores e vendedores) fornecem e pagam bens e serviços que interagem entre si, formando a economia de mercado.

CONCEITOS DE PRODUÇÃO E O MERCADO
Produção - É a atividade de transformação (processo) de matéria-prima em utilidades necessárias ao consumidor. Nenhuma organização sobrevive, a menos que produza alguma coisa que as pessoas necessitem, ao preço que elas estão que elas estão dispostas apagar. Cada organização define o seu modelo sistêmico, pois este depende do produto a ser comercializado e da capacidade de produção.
Mercado - É o “local” onde se encontram quem quer comprar e quem quer vender e que, através de um processo de negociação, determinam o preço e a quantidade do bem a ser transacionado/trocado entre ambos. Se o bem a ser transacionado são camisas, então temos omercado das camisas. Se os intervenientes nesse mercado forem os trabalhadores que querem vender o seu trabalho e as empresas que o querem adquirir, então temos o mercado de trabalho e o preço a ser determinado é o salário.
Em qualquer mercado uma das variáveis chaves é o preço, o qual mede o valor do bem em termos monetários. Funcionam como indicadores quer para os compradores, quer para osvendedores: se os consumidores querem mais de um bem, o seu preço aumenta; este aumento cria um incentivo a quem quer vender para que aumente a sua oferta. Desta forma será restabelecido um equilíbrio de mercado. Por outro lado, se a procura de determinado bem diminui, os vendedores têm incentivos a reduzir os preços a fim de reduzir os seus stocks; desta forma, com preços mais baixos, mais compradoresprocurarão o bem. Novamente é assim restabelecido o equilíbrio de mercado.
Em suma, os preços coordenam as decisões de quem quer vender e de quem quer comprar. Uma subida dos preços contribui para a redução da procura dirigida ao bem em causa; por outro lado constitui um incentivo para que os vendedores desejem vender mais. Pelo contrário, uma descida dos preços leva a um aumento das intenções decompra e em simultâneo a uma redução das intenções de compra.

CONCORRÊNCIA PERFEITA
É um tipo de mercado onde há um elevado número de vendedores (empresas) e compradores. Sendo que a decisão de apenas uma empresa é insignificante, não afetando a oferta do mercado e conseqüentemente o preço de equilíbrio. Caracteriza-se pelas seguintes premissas: automatizado, homogêneo, transparente, não existembarreiras para a entrada ou saída de empresas no mercado e a intervenção do Estado regulando através da “mão invisível da concorrência, os preços estabelecidos pela oferta e demanda.
Exemplos:
1. Os lojistas da Rua 25 de Maio em São Paulo, considerado o maior centro comercial da América Latina.
2. Os produtos Agrícolas e hortifrutigranjeiros.

CONCORRÊNCIA MONOPOLÍSTICA
Situação de mercadoentre a concorrência perfeita e o oligopólio - e que, na prática, corresponde à grande maioria das situações reais. Caracteriza-se, sobretudo pela possibilidade de os vendedores influenciarem a procura e os preços por vários meios (diferenciação de produtos, publicidade, localização, dumping). A variedade de vendedores é elevada, sendo um mercado de acesso fácil, não sendo o produto, contudo,homogêneo. Existe diferenciação do produto pelas suas qualidades reais, ou pelas qualidades presumidas pelos compradores. Quanto maior a diferenciação do produto mais a empresa, que o produz, podem controlar o preço.

MERCADO CONCORRENCIAL
É a disputa entre duas ou mais empresas para alcançar um determinado objetivo (clientes). Desde o sec. XIX esse mercado voraz tem determinado o rumo da...
tracking img