Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (560 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1)Segundo Michel villey a unica filosofia do direito da antiguidade foi a de aristóteles: explique essa afirmação com base na filosofia de direito aristotélica.
R: Villey diz em seu texto queAristóteles foi o fundado da filosofia do direito. Que em sua retórica inclui um sólido estudo sobre o papel do advogado, e na “politica” um modelo de estudo do direito natural (infra Tomo II), e suas“éticas”, as mais célebres sendo aquela a “nicômaco”, no livro V dessas “éticas”, há uma dezena de páginas que representaram na história da ciência do direito um papel verdadeiramente fundamental. Aristótelesfez uma distinção entre direito e moral e a justiça geral, mas a justiça particular está diretamente ligada com o direito. A justiça particular busca um valor que é a igualdade (ISON), é composta deduas justiças; a distributive e a comutativa. A distributive se relaciona com a polis e seus cidadaos, e a comutativa que trata da relação dos cidadãos entre si. A justiça distributive e uma igualdadeproporcional, distribui os bens e riqueza na cidade. A comutativa quando existe um desequilibrio entre os cidadãos, o juiz faz uma reparação civil, punindo o infrator e reparando o dano causado.2)Segundo Michel villey a concepcao moderna do direito tende a promover uma confusao entre direito e moral. Qual a fundamentacao do autor para essa afirmacao. Explique levando em consideracao oconceito biblico de justica.
R: A moral ocidental tem uma concepção de moral jedáico – cristã, que pressupõe que o homem se submetem justo. Essa justiça não está preocupada com os bens exteriores, mas cominterior, a salvação da alma. Esta relacionada mais com o que a pessoa é, do que com o que ela tem. Isso influenciou o sistema juridico modern, kant -> normas morais são interiores e autônomas.Normas Jurídicas são exteriores e heterônomas, ela não pressupõe que as intenções do agente interfira no direito. O que interessa é o cumprimento da norma. E a moral é produzida pela própria razão...
tracking img