Direito/unic

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2652 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A EDUCAÇÃO QUE FORMA UMA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL :
EDUCAÇÃO AMBIENTAL

CARVALHO, Lídia Greice da Silva
Autor: LÍDIA GREICE DA SILVA CARVALHO

Resumo
A educação ambiental tem por objetivo mostrar aos alunos, e, sobretudo, às crianças, a importância do ambiente em que vivem, que deve ser preservado como um tesouro, que cada ser humano tem a responsabilidade de guardar, e que não se devedestruir nem desperdiçar.
A Educação Ambiental é um processo participativo, onde o educando assume o papel de elemento central do processo de ensino/aprendizagem pretendido, participando ativamente no diagnóstico dos problemas ambientais e busca de soluções, sendo preparado como agente transformador, através do desenvolvimento de habilidades e formação de atitudes, através de uma conduta ética,condizentes ao exercício da cidadania.

Palavra-Chave: Educação, Conscientização e Meio ambiente

Introdução
Cuidar do meio ambiente pode ser entendido como mais um dos princípios morais e éticos que também são objeto de preocupação dos educadores - as crianças devem aprender a ser responsáveis, cumprir suas obrigações, respeitar os mais velhos, tratar bem a seus semelhantes, não se comportar demodo agressivo.
A melhor forma de educação ambiental é aquela que é dada pela prática cotidiana dos professores, dos pais, dos políticos e da sociedade em geral.
Os estudantes tendem a tomar seus pais e professores como modelos de vida, a serem copiados e emulados, e adotarão as formas de comportamento e os princípios morais de seus modelos. Conforme (MÉSZAROS,ano 1930,p.12. “Educar nao é umamera transferencia de conhecimento,mas sim conscientizaçao e testemunho de vida”.
Uma família e uma escola que adotem, no dia a dia, práticas de cuidado com o meio ambiente, transmitirão naturalmente esta prática a seus filhos e alunos, mesmo que ela não seja objeto de aulas e preleções formais.
No mundo capitalista em que o ser humano está vivendo, nota-se que a cada
dia que passa, ele está setornando mais individualizante, ou seja, cada indivíduo quer apenas olhar e fazer o que interessa somente para si, deixando de lado a opinião do outro e também o que o outro pensa.
É importante desenvolver o consciente coletivo de cuidado com o meio
ambiente, pois, segundo Kloetzel (1998, p.11), “o meio ambiente pertence à coletividade dos homens, das nações. Se hoje despejo meu lixo no terrenodo
vizinho, amanhã ele fará o mesmo comigo; logo, é preferível formarmos uma frente
única”.

Desenvolvimento

Histórico da Educação Ambiental
Em 1972, a ONU patrocinou a Conferência de Estocolmo, em que, pela primeira vez, chegou-se a idéia de que a Educação Ambiental é o instrumento para a promoção das mudanças.
Em 1977, reuniu-se a Primeira Conferência Intergovernamental sobre EducaçãoAmbiental, promovida pela UNESCO e pela PNUMA - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, na qual definiram-se objetivos e princípios norteadores para a Educação Ambiental em todo o mundo.
Em Buenos Aires, em 1988, no Seminário Latino-Americano de Educação Ambiental (onde o Brasil participou) foram formuladas recomendações específicas para o continente.
Todo esse trabalho refletiu-se naConstituição Federal de 1988 que expõe:

Art.225 - todos têm direito ao meio ambiente ecológico/equilibrado, bem de
uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para a presente e futuras gerações.

§ 1° - Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Público:
VI - promover a educaçãoambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente.
A partir de tal dispositivo cada estado estabeleceu sua constituição estadual.
(PETERS, & PIRES, 2000, p. 26 )

No Brasil, a visão sobre a evolução da consciência ambiental começou no ano de 1990, quando algumas pesquisas em São Paulo foram feitas sobre “poluição”, quando a sociedade...
tracking img