Direito publico e privado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (974 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pólo Presencial de Ribeirão Preto – BauhausNúcleo de Educação à Distância – NEADUniversidade de Franca – UnifranEAD - Administração

SÍLVIA HELENA GOMES BIM

DECRETO LEI 4.657
Lei de Introduçãoàs Normas do Direito Brasileiro

RIBEIRÃO PRETO / SP
2011

Pólo Presencial de Ribeirão Preto – BauhausNúcleo de Educação à Distância – NEADUniversidade de Franca – UnifranEAD - AdministraçãoDECRETO LEI 4.657
Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro

Trabalho apresentado ao Curso de Administração da Universidade de Franca Disciplina Direito Público e Privado

RIBEIRÃOPRETO / SP
2011
1. Introdução

O presente trabalho consiste em comentar os artigos 3º, 4º, 5º e 6º do Decreto-Lei nº 4.657, de 04 de Setembro de 1942 que era denominado de Lei de Introdução aoCódigo Civil Brasileiro, alterado pela Lei nº 12.376, de 30 de Dezembro de 2010, que passou a vigorar com a redação de “Lei de Introdução ás Normas do Direito Brasileiro”.

2. Desenvolvimento

2.1.Art. 3º

“Ninguém de escusa de cumprir a lei, alegando que não a conhece”.

O texto estabelece um princípio segundo o qual as pessoas têm a obrigação de conhecer as leis, pois ninguém poderá usar odesconhecimento da lei como desculpa. Por sinal, é um princípio geral do Direito, ou seja, seria aplicado mesmo que não fosse explícito.
Partamos do princípio de que a Lei deve ser de conhecimento eprática de todo cidadão, caso contrário, se estabeleceria o caos. Imaginem que muitos se safariam das punições alegando desconhecimento, pior ainda assassinos sendo absolvidos por não saberem ler.Há de se ter o mínimo de bom censo para saber que se está infringindo a lei, do contrário será julgado e penalizado pelos atos ilícitos.
Um bom começo para o sucesso deste artigo seria melhor educaçãopara todos.

2.2. Art. 4º

“Quando a lei for omissa, o juiz decidirá o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princípios gerais de direito”.

Incumbe ao magistrado fundamentar todas...
tracking img