Direito - parlamentarismo e presidenciasilmo

311 palavras 2 páginas
Se tivesse que escolher entre Presidencialismo e Parlamentarismo, nos dias atuais, o que os debates prévios deveriam levar em consideração? Exponha seus comentários.

Fim da hipertrofia do Poder Executivo, que atua com forte presença nos poderes Legislativo e Judiciário influenciando em decisões para interesse próprio (política e financeira) em detrimento da nação; da onipotência do presidente da República; das classes oligarquias políticas brasileiras (que impedem uma representatividade proporcional à população na câmara deputados); e também um possível fim da representação política bicameral (câmara dos deputados e Senado) melhorando a representatividade proporcional à população dos Estados Brasileiro (não como atualmente, onde a representatividade de certos Estados (Norte e Nordeste) são maiores que outros (Sul e Sudeste)).

O Parlamentarismo (que se caracteriza pela entrega do Poder Executivo ao Parlamento, o qual escolhe o Gabinete que vai governar) primazia pela existência de partidos nacionais fortes e de uma administração burocrática estável.

A continuidade da Câmara dos Deputados, porém, com representatividade proporcional à população dos Estados, tornando-se este, um parlamento com representatividade legítima, num sistema unicameral e não como atualmente (Câmara dos Deputados e Senado) deixando esta segunda (Senado) com papel simbólico, isto para se evitar maioria na Câmara e minoria no Senado dos representantes da população;

Limitação da presença de partidos nacionais, porque sua adoção pressupõe votação mínima para que eles integrem o Parlamentarismo. Com isso, reduziríamos substancialmente o número dos atuais partidos, diminuindo, consequentemente gastos, fisiologismo, etc. Assim evitaríamos o que ocorre no Brasil de hoje onde a Câmara dos Deputados tem sua representatividade comprometida e há Estados, como São Paulo, onde o voto vale 20 vezes menos que em outros, como Acre e Rondônia, ou seja, seria o fim dos

Relacionados