Historia da asia tcd ucb

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1049 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
justificativa
Um historiador precisa conhecer os motivos que levaram a formação dos Estados que constituem o atual cenário mundial, a fim de repassar de maneira fidedigna os ideais de liberdade e criticidade do ser humano.
Objetivo
Discutir a importância da posição dos grandes líderes da independência indiana, e sua influencia na grande massa.

INTRODUÇÃO
Sob dominação do Reino Unidodesde o século XIX, a Índia LUTA POR SUA INDEPÊNDENCIA. Não só financeira, mas religiosa e cultural. A cultura britânica torna-se um fator de união entre os indianos. Adquirindo, com o inglês, uma língua comum.
É nesse contexto que surgem Nehru, Ghandi e Ali Jinnah com propostas claras de independência que além da separação financeira queriam a separação religiosa, dentro da própria Índia.
Nestetrabalho faremos uma breve colocação da concepção de liberdade de cada um destes personagens históricos importantes na consolidação da independência da Índia.

Muhammad Ali Jinnah
Muhammad Ali Jinnah político muçulmano, fundador do Paquistão. Ele também foi o primeiro governador geral do Paquistão independente.
Líder dos muçulmanos na Índia Britânica, Jinnah nasceu em uma família decomerciantes pertencentes a uma seita muçulmana. Estudou direito no Reino Unido e estabelecendo-se advogado em Bombaim onde inicia uma luta contra as autoridades coloniais britânicas, pela independência da Índia. Dentro dessa organização asumiu posturas moderadas e de defesa da unidade entre as comunidades religiosas hindus e muçulmanas. Aderindo em 1913 à Liga Muçulmana.
Convencido da impossibilidadedessa concordância, deixou o Congreso Nacional Indiano em e por conseguinte a Liga Muçulmana, para onde retorna anos depois, tornando-se seu presidente. Lutou na defesa dos direitos da minoría islâmica na Índia, organizando um movimento político de massas.
A partir de 1940 passou a defender a constituição de dois estados independentes do Império Britânico: a Índia (nos territórios com maioria hindu)e o Paquistão (nos territórios com maioria muçulmana). Recebe apoio do lider do Partido do Congresso, Jawaharlal Nehru. Jinnah reclama seis províncias do subcontinente indiano para constituição do futuro Estado paquistanês: (Baluchistão, Sind, Punjab, Bengala, Assam e a fronteira Noroeste).
Em 15 de setembro de 1947, os britânicos concederam independência à Índia e ao Paquistão, embora a extensãodo território paquistanês fosse menor do que Jinnah desejava. Ele tornou-se o primeiro dirigente do novo país, porém faleceu pouco depois, no dia 11 de setembro de 1948, em Carachi, vítima de tuberculose.
Ali Jinnah foi destacado na luta pela independência do Paquistão, inicialmente apoiava a união entre as comunidades muçulmanas e hindus, depois abdicou e passou a defender a individualidadereligiosa.
Motilal Nehru além de muito rico era um advogado brilhante. Seguia o estilo de vida dos importantes ingleses que moravam em seu país. Vivia como um “gentleman” e um “bom vivent”.
Jawaharlal Nehru era o único filho que lhe restara, pois havia perdido antes, dois filhos e uma filha. Pai e filho possuíam um grande amor recíproco, que foi de fundamental importância para a luta daindependência da Índia.
Sua vida mudou, quando seu filho, Jawaharlal Nehru, que estudara na Inglaterra, apresentou-lhe um advogado miúdo, Mahatma Gandhi, que havia retornado da África do Sul e estava organizando um movimento de resistência, baseado no princípio da “não-violência”, contra o poder colonial inglês.

O novo amigo da família, Mahatma Gandhi, era um homem simples. Além de ser venerado por seusdiscípulos e se comunicar com simplicidade com a alma do povo indiano, era muito hábil na política.
O velho Montilal Nehru abandonou toda a sua sofisticação inglesa, trocando suas roupas importadas pelo mesmo tipo de “dhoti” usado por Gandhi. Sua causa, assim como toda a sua fortuna foi oferecida à causa da independência de seu país. O luxuoso salão, usado para encontros com a família e com a...
tracking img