Direito empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1033 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Direito Comercial e Direito Empresarial
Direito Comercial é o ramo que cuida e suporta a atividade econômica de fornecimento de bens ou serviços a que podemos chamar de empresa, por meio da Lei, Doutrina e Jurisprudência. Seu objetivo é o estudo de casos de conflitos envolvendo empresários ou os relacionamentos às empresas.
O nome Direito Comercial tem raízes históricas, mas alguns utilizam adenominação Direito Empresarial Mercantil ou de Negócios. Na Idade Média, o comércio deixou de ser uma atividade de uma cultura ou povo, pois estava difundindo por todo o mundo civilizado. Na época do Renascimento, na Europa, artesões e comerciantes se reuniam em corporações de ofício e gozavam de significativa autonomia em relação à realeza e aos senhores feudais. Para poder regulamentar essascorporações de ofício, foram surgindo normas para disciplinar seus filiados de sorte a evitar conflitos. Na Era Moderna, as normas evoluíram para o que chamamos de Direito Comercial. Na primeira fase, aplicava-se á comerciantes de determinada corporação, sendo que os usos e costumes de cada local ou corporação influíam nesta aplicação.
No início do século XIX, Napoleão Bonaparte, no intuito deregulamentar as relações sociais na França, editou dois diplomas jurídicos: Código Civil e o Código Comercial. Com a edição dessas obras iniciou-se um sistema que objetiva a disciplinar as atividades dos cidadãos, que teve repercussão nos países de tradição romana, dentre eles o Brasil. Nos termos desse sistema, as relações de direito privado são classificados em civis ou comerciais, sendo que paracada regime há tratamento jurídico próprio.
No Código Comercial, para o seu campo de incidência, adotava-se a teoria dos atos de comércio. Ou seja, toda vez que alguma pessoa explorava atividade econômica considerada ato de comércio, submetia-se às regras do Código Comercial.
Na lista dos atos de comércio, não estavam algumas atividades que, com o passar do tempo, ganharam importância, exemplo: asatividades bancária, de seguro, industrial, de prestação de serviços, imobiliárias, agrícolas e de extrativismo. Isso revelou que a teoria dos atos de comércio era insuficiente para delimitar a abrangência do Direito Comercial, o que fez sugerir a teoria da empresa.

Empresa e sua evolução
As empresas necessitam desenvolver diversos atributos de competitividade para que sobrevivam no mercado,e o mais importante é a evolução do modelo de gestão do negócio, fator determinante.
A empresa e seus tripulantes: Os proprietários, Funcionários, Fornecedores é Parceiros. Se no caminho mercadológico estas pessoas se mantiverem estacionadas, elas estarão sujeitas ao esmagamento provocado pela concorrência, ou pior, humilhações, descriminações é injuria, por parte do mercado, sempre implacávelcom os mais fracos. Afinal um negócio parado no tempo tem algum vírus.
Se alguma empresa aparece no mercado com novos produtos atraentes, e anexo a eles uma prestação de serviços evoluída com relação à situação atual, é provável que o agito mercadológico irá causar o desaparecimento das empresas hibernadas, pois o tempo para a saída da paralisia com certeza será fatal para muitas organizações.
Énecessário que a empresa evolua sempre, a todo instante, com a colaboração de todos os envolvidos. A evolução é necessária para a sobrevivência de qualquer negócio no mercado competitivo e em crescente profissionalismo. A evolução e o sucesso da empresa estão no comprometimento de todos os envolvidos, na vontade de aprender, vender e obter o lucro constante para a organização.
Uma das maioresdificuldades de uma empresa é o limite de ampliação de negócios, ao crescer demais, acaba tendo problemas devido ao crescimento. O maior problema no crescimento é variáveis financeiras, devido ao crescimento você acaba tendo mais problemas condicionais, tais como: folha de pagamento, manutenção geral da estrutura. Para que isso não ocorra, a demanda formal de um crescimento deve estar baseada em...
tracking img