Direito constitucional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (347 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aula 14

1) O Presidente da República editou Medida Provisória com a finalidade de abertura de créditos extraordinários. Partido Político do bloco oposicionista ingressou com uma ADI no SupremoTribunal Federal com pedido de declaração de inconstitucionalidade da Medida Provisória, sob o argumento de que o Presidente não poderia utilizar Medida Provisória com esta finalidade. Responda comfundamento na ordem constitucional em vigor e com apoio na Jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. Quais os parâmetros constitucionais que autorizam a edição de medidas provisórias para a aberturade créditos ?
De acordo com o art. 62 §1º I alínea d da CF é vedada a edição de medida provisória para a abertura de créditos, mas no mesmo consta uma exceção no art. 167 §3º.



Art.62 - Em caso de relevância e urgência, o Presidente da República poderá adotar medidas provisórias, com força de lei, devendo submetê-las de imediato ao Congresso Nacional.
§ 1º É vedada a edição demedidas provisórias sobre matéria: I – relativa a:
a) nacionalidade, cidadania, direitos políticos, partidos políticos e direito eleitoral;
b) direito penal, processual penal e processual civil;c) organização do Poder Judiciário e do Ministério Público, a carreira e a garantia de seus membros;
d) planos plurianuais, diretrizes orçamentárias, orçamento e créditos adicionais e suplementares,ressalvado o previsto no art. 167, § 3º;



art. 167, § 3º
§ 3º - A abertura de crédito extraordinário somente será admitida para atender a despesas imprevisíveis e urgentes, como as decorrentesde guerra, comoção interna ou calamidade pública, observado o disposto no Art. 62.







2) (Questão 59 - Exame 28 - OAB-RJ) - Tendo em vista as afirmativas abaixo pertinentes ao devidoprocesso legislativo constitucional, assinale a única opção correta:

a)   Os projetos de iniciativa exclusiva não admitem a alteração da redação original através da aprovação de emendas parlamentares...
tracking img