Direio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1160 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
tratado de Versalhes estabelecia que a Alemanha era obrigada a:
• restituir a Alsácia e a Lorena à França; - ceder as minas de carvão do Sarre à França por um prazo de 15 anos
• ceder suas colônias, submarinos e navios mercantes à Inglaterra, França e Bélgica
• pagar aos vencedores, a título de indenização, a fabulosa quantia de 33 bilhões de dólares
• reduzir seu poderiobélico, ficando proibida de possuir força aérea, de fabricar armas e de ter um exército superior a 100 mil homens.
Fonte: www.guerras.brasilescola.com

Tratado de Versalhes

Acordo internacional que determina os termos de paz na Europa depois da I Guerra Mundial. É assinado em 28 de junho de 1919, na França. Trata também do estatuto da Liga das Nações, associação fundada para manter a paz mundial.Pressionada por um embargo naval, a Alemanha é obrigada a ratificar o tratado. Perde todas as suas colônias na África e na Ásia. Entrega a Alsácia e a Lorena à França e o Porto de Dantzig, à Polônia.
Também cede aos franceses o direito de explorar as minas de carvão do Sarre por 15 anos. É proibida ainda de manter a Marinha e a aviação militar, e seu Exército fica limitado a 100 mil homens. Porfim, é forçada a pagar uma indenização de US$ 33 bilhões (calculados em 1921). O Império Austro-Húngaro é desmembrado e surgem Tchecoslováquia, Hungria, Polônia e Iugoslávia. Desligam-se do Império Turco-Otomano o Iraque, a Transjordânia (atual Jordânia) e a Palestina, como protetorados britânicos, e a Síria e o Líbano, como protetorados franceses.
Os termos do Tratado de Versalhes têm oobjetivo de impedir novas investidas militares da Alemanha. No entanto, abre caminho para o surgimento dos regimes totalitários e para a deflagração da II Guerra Mundial.
Fonte: www.crazymania.com.br

Tratado de Versalhes

O Tratado de Versalhes (1919) foi um tratado de paz assinado pelas potências europeias que encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial. Após seis meses de negociações, emParis, o tratado foi assinado como uma continuação do armistício de Novembro de 1918, em Compiègne, que tinha posto um fim aos confrontos. O principal ponto do tratado determinava que a Alemanha aceitasse todas as responsabilidades por causar a guerra e que, sob os termos dos artigos 231-247, fizesse reparações a um certo número de nações da Tríplice Entente.
Os termos impostos à Alemanha incluiam aperda de uma parte de seu território para um número de nações fronteiriças, de todas as colônias sobre o oceano e sobre o continente africano, e uma restrição ao tamanho do exército. A Alemanha também aceitou reconhecer a independência da Áustria. O ministro alemão do exterior, Hermann Müller, assinou o tratado em 28 de Junho de 1919. O tratado foi ratificado pela Liga das Nações em 10 de Janeirode 1920. Na Alemanha o tratado causou choque e humilhação na população, o que contribuiu para a queda da República de Weimar em 1933 e a ascensão do Nazismo.

Condições

O tratado tinha criado a Liga das Nações, um dos objetivos maiores do presidente americano Woodrow Wilson. A Liga das Nações pretendia arbitrar disputas internacionais e por meio disso evitar futuras guerras. Só quatro dosQuatorze Pontos de Wilson foram concretizados, já que Wilson era obrigado a negociar com Clemenceau, Lloyd George e Orlando alguns pontos para conseguir a aprovação para criação da Liga das Nações. A visão mais comum era que a França de Clemenceau era a mais vigorosa na luta por uma represália contra a Alemanha, já que grande parte da guerra tinha sido no solo francês.
Outras cláusulas incluiam aperda as Colônias alemãs e dos territórios que o país tinha anexado ou invadido num passado recente:
• Alsácia e Lorena, os territórios cedidos ao Alemanha no acordo de Paz assinado em Versailles em 26 de Janeiro de 1871 e o Tratado de Frankfurt em 10 de Maio de 1871, seriam devolvidas a França (área 14.522 km², 1.815.000 habitantes, 1905).
• A Sonderjutlândia seria devolvida a...
tracking img