Dioxinas, furanos e organoclorados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4399 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Encontramos no meio ambiente vários compostos orgânicos que são prejudiciais à natureza e com efeitos nocivos à saúde humana. Devido a sua importância global, as Nações Unidas elaborou um programa para o meio ambiente em 2001, a Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes (POPS) que é um tratado internacional.
A Convenção determina que em relação a 12 compostosorgânicos é preciso empreender ações de forma prioritárias, que incluem produtos químicos produzidos intencionalmente, tais como os Pesticidas Organoclorados, Dioxinas e Furanos (Mörner. J., R. Bos & M. Fredrix, 2002).
Os Pesticidas Organoclorados figuram entre os POPS em maior número e são compostos altamente impactantes a saúde humana e ao meio ambiente. A Organização Mundial da Saúde (OMS) defineos pesticidas como toda substância que previne, repele ou mitiga organismos classificados como pestes, roedores, insetos entre outros. O termo pesticidas, engloba os fungicidas, inseticidas, herbicidas, acaricidas, bactericidas, nematicidas e raticidas (ALVES,2005).
Os Pesticidas Organoclorados surgiram no ano de 1874, com a criação do composto dicloro-difenil-tricloretano, mais conhecido comoDDT. Este composto foi utilizado pelos soldados na II Guerra Mundial no controle a pragas causadas por mosquitos e sua descoberta rendeu a Paul Muller o Prêmio Nobel de Medicina de 1948, pelas vidas salvas com o uso do DDT (D’amato;Torres: MALM, 2001).
Dioxinas e Furanos são substâncias químicas que ocorrem acidentalmente em vários processos industriais, sempre que há emprego de cloro e calor. Suasprincipais fontes são equipamentos que queimam combustíveis contendo substâncias cloradas, sempre que ocorram condições próprias a sua formação.
Estes compostos orgânicos: Pesticidas Organoclorados, Dioxinas e Furanos, são resistentes à degradação química, biológica e fotolítica, afetam a saúde humana e os ecossistemas mesmo que em pequenas concentrações, além da biomagnificação na cadeiaalimentar (Greenpeace Brasil, 2010). Resistem às longas distâncias, podendo acumular-se em áreas bem distantes de onde foi inicialmente usado ou emitido. Alguns apresentam efeitos cancerígenos e causam distúrbios hormonais e nos sistemas imunológicos e reprodutivos (TORTORIELLO apud QUINETE,2005).

Objetivo
Com base em levantamentos bibliográficos, procuramos compreender os efeitos causados peloscompostos dioxinas, furanos e organoclorados ao meio ambiente e os riscos que os mesmos trazem a saúde humana e no ecossistema.
Devido à grande importância desses compostos orgânicos na natureza, abordaremos desde a origem dessas substâncias até as causas, efeitos e conseqüências dessa problemática.

Material e Método
Este trabalho foi desenvolvido através de pesquisas em sites, artigospublicados, revistas científicas, livros e estudos de casos por meio de trabalhos acadêmicos
Palavras-chave: Dioxinas, Furanos, Organoclorados, POPs, pesticidas, monitoramento, controle, legislação.

Resultados e Discussão
Os compostos dioxinas, furanos e organoclorados são objetos de estudo na forma de se tentar seus efeitos no meio ambiente e na vida do homem. Entende-se por esses poluentesorgânicos como substâncias orgânicas sintéticas consideradas tóxicas que afetam a saúde e os ecossistemas mesmo em pequenas concentrações, além do biomagnificação na cadeia alimentar (GREEPEACE, 2010). Esses elementos estão sujeitos a transporte à longa distância podendo acumular-se em áreas bem distantes de onde foi inicialmente usado ou emitido. Tais efeitos podem causar distúrbios hormonais e nosistema imunológico e reprodutivo, contribuindo para o aumento dessa problemática na saúde em geral.
Diante do exposto este estudo tem como objetivo fazer através de um levantamento bibliográfico sobre os poluentes orgânicos persistentes Dioxinas, Furanos e Organoclorados quanto as suas principais características e suas consequências ao meio ambiente e saúde publica.

Dioxinas
As dioxinas são...
tracking img