Resenha_Avaliação da utilização de composto orgânico produzido a partir dos resíduos de fábrica de celulose quanto aos níveis de organoclorados e metais

2091 palavras 9 páginas
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMEAU (FURB)
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental
Disciplina: Tratamento biológico de resíduos
Professor: Joel Dias da Silva
Mestrandos: Luiz Gustavo Andreguetto e Mariah Siebert Zipf

FICHAMENTO DE LEITURA – II / TEXTO DIDÁTICO 2

Referência: GUERRA, M.A.S.L.; SILVA, C.M.; REZENDE, A.A.P.; ROSSONI, H.A.; CARVALHO, S.T.; MORAIS, I.H.L. Avaliação da utilização de composto orgânico produzido a partir dos resíduos de fábrica de celulose quanto aos níveis de organoclorados e metais. Revista Árvore, Viçosa-MG, v.36, n.2, p.381-387, 2012.

1 introdução
Ao longo de milênios, o papel tem sido um bem de vital importância para a economia e a cultura de toda a humanidade, sendo que sua importância só tem aumentado. Hoje se vive em um mundo onde há demanda crescente por papel. O setor de celulose e papel é um dos segmentos industriais mais competitivos do País, com um padrão de qualidade equivalente aos melhores do mundo, atuando num mercado globalizado e extremamente ativo. Em seu processo produtivo, o setor utiliza basicamente madeira plantada (eucalipto e pinus), originária de reflorestamentos. (CETESB, 2008).
Nos últimos anos, a indústria de papel e celulose no Brasil vem expandindo consideravelmente sua produção, atingindo em 2012, 13,8 milhões de toneladas de celulose e 10,1 milhões de toneladas de papel (BRACELPA, 2013).
Para o setor de celulose e papel, o tratamento da questão ambiental é hoje uma questão de sobrevivência. Quase toda a polpa de celulose utilizada hoje no Brasil é produzida a partir de madeira de eucalipto (fibra curta), segundo o processo Kraft (alcalino), com impactos potenciais à biota e sobre a saúde muito elevados, o que tem servido de incentivo à adoção de medidas de conservação de matérias-primas/ energia e à utilização de tecnologias de controle sofisticadas (CETESB, 2008).
Para cada tonelada de celulose produzida, gera-se 800 Kg de resíduos sólidos, o que gera uma crescente

Relacionados