DOENÇAS HUMANAS RELACIONADAS COM A EXPOSIÇÃO A AGROTÓXICO, BENZENO E DIOXINAS E FURANOS (POP’S ).

1340 palavras 6 páginas
AS PRINCIPAIS DOENÇAS HUMANAS RELACIONADAS COM A EXPOSIÇÃO A AGROTÓXICO, BENZENO E DIOXINAS E FURANOS (POP’S ).
AGROTÓXICO
A utilização dos agrotóxicos no Brasil do ponto de vista ambiental e principalmente de saúde pública tem determinado um forte impacto, infelizmente negativo, com contaminação dos vários meios (ar, água e solo), e com muitos casos de doenças e mortes. Os agrotóxicos podem determinar efeitos sobre a saúde humana, dependendo da forma e tempo de exposição e do tipo de produto com sua toxicidade específica. Os agrotóxicos que mais causam preocupação em termos de saúde humana são os inseticidas organofosforados e carbamatos, os piretróides e os organoclorados, os fungicidas ditiocarbamatos e os herbicidas fenoxiacéticos (2,4D) glifosato e paraquat.
A ação dos agrotóxicos sobre a saúde humana costuma ser deletéria, muitas vezes fatal, provocando desde náuseas, tonteiras, dores de cabeça ou alergias até lesões renais e hepáticas, cânceres, alterações genéticas, doença de Parkinson etc. Essa ação pode ser sentida logo após o contato com o produto os chamados (efeitos agudos) ou após semanas/anos, são os (efeitos crônicos) que, neste caso, muitas vezes requerem exames sofisticados para a sua identificação.
Inseticidas Organofosforados e Carbamatos A ação desses agrotóxicos se dá pela inibição de enzimas no organismo, chamadas de colinesterases, principalmente a acetilcolinesterase. Estas enzimas estão presentes na transmissão de impulsos nervosos em diversos órgãos e músculos. Quando ocorre uma contaminação por organofosforado ou carbamato, há uma ligação entre essas enzimas e o veneno, impedindo que as mesmas realizem sua função, havendo então uma série de sintomas e sinais clínicos, quais sejam:
- Síndrome colinérgica: suadeira, salivação excessiva, pupilas puntiformes (miose), hipersecreção brônquica, vômitos, cólicas e diarréia.
- Síndrome nicotínica: tremores, abalos musculares, alterações da pressão arterial.
- Síndrome neurológica:

Relacionados

  • LivroConama
    458074 palavras | 1833 páginas
  • LivroConama
    458074 palavras | 1833 páginas