Diodo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1001 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

O diodo Zener é o elemento principal dos reguladores de tensão, circuitos que mantêm a tensão na carga quase constante, independentemente da alta variação de tensão de linha e na resistência da carga, ele é um diodo de silício otimizado para operar na região de ruptura, por isso algumas vezes ele é conhecido como diodo de ruptura. (Malvino, 1995).



[pic][pic]

Figura 1 - Diodo Zener ideal Figura 2 - Diodo Zener real

Como mostra a Figura 2, além de apresentar uma queda de tensão o diodo Zener possui uma resistência Rz que é conhecida como resistência dinâmica ou incremental, seu valor é especificado no catálogo. E quanto menor for o valor de Rz, mais constante será o valor da tensão zener com asvariações de sua corrente e, portanto, seu funcionamento aproxima do ideal. (Sedra, 2000).

[pic]

Figura 3 - Regulador de Tensão

Um diodo Zener às vezes também é chamado de diodo regulador de tensão, por que ele mantém uma tensão de saída constante, embora a corrente nele varie. Um resistor R em série é sempre usado para limitar a corrente de Zener num valor abaixo de sua corrente máxima nominal.Caso contrário, o diodo Zener queimaria como qualquer outro dispositivo submetido a uma dissipação de potência muito alta. (Malvino, 1995).

Para realizar o segundo experimento foi utilizado o Datasheet Locator, que é uma ferramenta gratuita de engenharia que lhe permite localizar folhas de especificações de centenas de fabricantes de componentes eletrônicos de todo o mundo.

Para verificar averacidade entre o experimento prático e a teoria foi utilizado o software PSIM, que é um programa de simulação com interface amigável, simulação rápida, e apresentação de formas de onda semelhante à tela de um osciloscópio. O simulador pode perfeitamente ser utilizado em praticamente todos os tipos de circuitos, sejam eles digitais ou analógicos.


2 OBJETIVOS

Na primeira prática deve-semontar o circuito proposto e com o osciloscópio obter a forma de onda, a tensão eficaz e média da saída do secundário do transformador e na saída do retificador.

Na segunda prática, através dos parâmetros encontrados no datasheet, determina-se valor máximo e mínimo para resistência que tem por objetivo limitar a corrente no diodo zener. Além disso, obter a forma de onda, a tensão eficaz e atensão média na saída do secundário, do retificador e da carga.



3 MATERIAIS E MÉTODOS

3.1 MATERIAIS

* 2 diodos IN-4007

* 1 capacitor Siemens de 470F/25V

* Protoboard Icel MSB 400

* Multímetro Minipa ET-2507A

* Osciloscópio Tektronix TDS 2002B

* 1 transformador 15V/15V de saída

* Reostato Rnom = 200Ω e Imáx = 0,84A

* 1 resistência de600Ω

* 1 resistência de 473,9Ω. Erro: 0,83%

* 1 diodo Zener 9V1 0,5W.



3.2 MÉTODOS

3.2.1 Experimento 1

Primeiramente, utilizando um multímetro mede-se o valor da resistência e do capacitor. Foram obtidos os seguintes dados: R1=670 Ω e C1=488,3µF.

Utilizando o protoboard, monta-se o circuito abaixo, energizando com um transformador -15V/+15V de saída e conectado arede elétrica com uma tensão eficaz de 127V.

[pic]

Figura 4 - Circuito retificador com filtro capacitivo e regulador zener.

Depois de realizada a etapa acima, a ponteira ligada ao canal 1 do osciloscópio foi colocada em paralelo sucessivamente com a saída do secundário do transformador, com a saída do retificador e em cima do diodo zener.

O mesmo circuito proposto acima foisimulado no programa PSIM, verificando de maneira teórica as formas de onda e valores de tensão nos componentes do circuito.

A forma de onda representada nas figuras abaixo é na saída do secundário do transformador. Observa-se que esta forma de onda apresenta características semelhantes com a da rede elétrica de 127 V, por exemplo: forma de onda senoidal e a frequência, tendo como diferença...
tracking img