Dinamica climatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1537 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ALFREDO NASSER

TATIANE ALZIRA SANTOS

DINÂMICA CLIMÁTICA DO CERRADO

APARECIDA DE GOIÂNIA
2011

TATIANE ALZIRA SANTOS

DINÂMICA CLIMÁTICA DO CERRADO

Trabalho apresentado com requisito parcial á integração da P2, da disciplina de Elaboração de Projeto e Pesquisa em Geografia, do curso de Geografia, do Instituto Superior de Educação da Faculdade Alfredo Nasser, soborientação do Professor Ms. Wagner Alceu.

APARECIDA DE GOIÂNIA
2011
RESUMO
Este artigo tem por fundamento contribuir para melhor compreensão da dinâmica climática do cerrado, em sua extensão no território brasileiro, principalmente como essa dinâmica tem contribuindo para alteração desse Bioma.

INTRODUÇÃO
O Cerrado predomina nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins.As mais extensas áreas desse tipo de vegetação aparecem em locais de clima quente e úmido, com chuvas de verão e estação seca bem marcadas. Com as estação bem marcada o cerrado vem sofrendo com processo de fragmentação antrópica, e com as alterações climáticas.
Palavra chave:
Clima, Massas de ar, variação espaço temporal e umidade relativa do ar, classificação, mudanças climáticas.
Climado Cerrado
O clima predominante no Cerrado é o Tropical Sazonal, de inverno seco. A temperatura média anual é de 25° C, podendo chegar a marcações de até 40° C na primavera. As mínimas registradas podem chegar a valores próximos de 10° C ou até menos, nos meses de maio, junho e julho.
A precipitação média anual fica entre 1 200 e 1 800 mm, sendo os meses de março e outubro os mais chuvosos.Curtos períodos de seca, chamados de veranicos, podem ocorrer no meio da primavera e do verão. No período de maio a setembro os índices pluviométricos mensais reduzem-se bastante, podendo chegar a zero.
Segundo Alho Martins (1995), o cerrado e composto de um mosaico de varios tipos de vegetaçao, resultantes da diversidade de solos, de topografia e de climas dessa extensa região.
O clima nao soinfluencia na composição dos mosaicos paisagisticos que determinam as tipologias das unidades ambientais do Cerrado, como também na organização e a produção do espaço geográfico. Todavia nao e fácil estabelecer uma linha de aproximação entre o quadro ecológico do Cerrado e os elementos meteorológicos, mesmo sabendo que tanto a ocorrência do Cerrado quanto das matas sao limitadas pela disponibilidadehidrica.
A respeito da importância do clima fica evidente a dificuldade de relaciona-lo com ocorrência do Cerrado, no entanto, sabe-se que o conhecimento do comportamento das dinâmicas que definem o clima dessa região é de grande importância para os estudos ecológicos, botânicos, fitogeográficos e principalmente para a produção de alimentos.
Massa de ar que atuam sobre o Cerrado
ConformeNimer (1989), além dos fatores geográficos tais como posição no continente sul- americano, extensão em latitude e altitude, em geral as condições de tempo e de clima do cerrado são determinadas pela dinâmica ou pelo sistemas da atmosfera que afetam toda América do Sul.
As massas de ar que atuam no Cerrado ocorrem no centros de ações positivas sob a forma de massas de ar de origem marítima que sedesloca sobre o continente, ora avançando ora recuando, sob influência dos centros de ação negativos de origem continental. Uma das massas Alta Bolívia contribui fortemente para eventos de chuva em áreas de Cerrado, ele e gerada pelo forte aquecimento convectivo entre a região da Bolívia e a do Mato Grosso do Sul. A massa equatorial continental e a massa tropical continental que atuam na RegiãoCentro-Oeste com máxima intensidade, no período do verão. A massa equatorial continental em relação sua origem é quente úmida o que permite a formação de um centro de baixa pressão na região.
A ação conjunta desses sistemas durante o ano confere ao cerrado características climáticas peculiares, pois a região, em sua grande parte apresenta duas estações bem definidas uma chuvosa, que se inicia entre...
tracking img