Energias alternativas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2514 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
CENTRO DE CIÊNCIA E FILOSOFIA

O USO DA ENERGIA SOLAR COMO FONTE ALTERNATIVA

Caxias do Sul
2010




O USO DA ENERGIA SOLAR COMO FONTE ALTERNATIVA

Projeto de pesquisa, condição parcial para aprovação na disciplina Seminários de Pesquisa

Professor: Valdemir Guzzo

Caxias do Sul
2010

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 TEMA 4
3 DELIMITAÇÃO DO TEMA4
4 PROBLEMATIZAÇÃO 4
5 OBJETIVOS 4
6 FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES 4
7 CONSUMO EXCESSIVO DE ENERGIA ELÉTRICA 5
8 O USO DA ENERGIA SOLAR 6
9 BENEFÍCIOS 7
9.1 AMBIENTAIS 7
9.2 AUTONOMIA 7 9.3 MANUTENÇÃO 8

10 COMPARAÇÃO ENTRE AS ENERGIAS 8
10.1 CHUVEIRO ELÉTRICO 8 10.2 AQUECEDOR SOLAR 9

11 DESVANTAGENS DA ENERGIA SOLAR 9
CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12


1 INTRODUÇÃO

Com o problemamundial do excesso do consumo de energia elétrica, há tempos criou-se a necessidade de buscar fontes de energias alternativas para o consumo da população em geral.
A energia elétrica hoje, se torna cada vez mais indispensável ao homem. Com seus hábitos do dia a dia, o consumo desta energia cresce de forma considerável, causando muitos problemas ambientais e uma crise elétrica mundial. Dessaforma, houve a necessidade de buscar energias alternativas como solução desses problemas.
A energia solar, a energia aproveitada do calor do sol, foi uma das energias alternativas, que servem hoje como opção e solução para este problema.
O presente trabalho trata da necessidade da utilização de energias alternativas gerada pelo excesso da utilização da energia elétrica, as vantagens edesvantagens do uso e o comparativo dessas duas energias.

2 TEMA

Ambiente

3 DELIMITAÇÃO DO TEMA

O uso da energia solar como fonte alternativa

4 PROBLEMATIZAÇÃO

De que forma a opção pela energia alternativa (energia solar), auxiliaria no problema do uso excessivo da energia elétrica?

5 OBJETIVOS

Geral – Identificar a necessidade do uso de uma energia alternativa para a solução doproblema da crise elétrica e ambiental.

Específico - Evidenciar os benefícios da energia solar
- Identificar as vantagens do uso de uma energia alternativa, energia solar
- Comprovar que o uso da energia solar é melhor do que o da energia elétrica pela questão ambiental.

6 FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES

- Comprovar que a utilização das placas coletoras, contribui significativamente para adiminuição do consumo de energia elétrica, principalmente nos chuveiros.
- Mostrar que as diferenças climáticas influenciam na capacidade de absorção de calor das placas coletoras.

7 CONSUMO EXCESSIVO DE ENERGIA ELÉTRICA

A energia elétrica é um dos bens de consumo mais fundamentais para a sociedade moderna. Atualmente o homem necessita e depende cada vez mais da energia, principalmente no ambienteresidencial. Ela está presente em nossa vida de uma forma bastante conceituada. Usamos a energia em praticamente tudo o que fizemos, como para gerar iluminação, comunicações, controlar a temperatura produzindo calor ou frio, entre outros. A nossa qualidade de vida dependem muito do uso da energia, através da comunicação, produção, locomoção, eficiência, segurança, conforto e vários outrosfatores.
As facilidades proporcionadas por estes equipamentos são tantas que muitas vezes as pessoas compram por influencia da mídia ou para testar a capacidade do mesmo em reduzir esforços para a família. Deste modo, o uso de eletricidade e equipamentos famintos por energia está aumentando rapidamente em todo o mundo.
A multiplicação dos aparelhos eletrônicos como os computadores pessoais, ipods,celulares e consoles de jogos, representam a fonte de uso energético de crescimento mais rápido no mundo. Os produtos eletrônicos hoje respondem por aproximadamente 15% da demanda energética de uma família, e isso deverá aumentar muito nas próximas décadas. Parte do problema é que muitos equipamentos modernos não podem ser totalmente desligados, mesmo quando não estão sendo usados eles gastam...
tracking img