Dimensionamento de um ciclone e torre spray

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1075 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL ENGENHARIA AMBIENTAL CONTROLE DE POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA

DIMENSIONAMENTO DE UM CICLONE E TORRE SPRAY


Caxias do Sul 2012

2

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ......................................................................................................... 3 2 REFERENCIAL TEÓRICO....................................................................................... 3 2.1 Ciclones................................................................................................................. 3 2.2 Torre spray ............................................................................................................ 6 3 DIMENSIONAMENTO ............................................................................................ 10 3.1 Ciclone................................................................................................................ 10 3.2 Torre spray .......................................................................................................... 12 3.2.1 Variação da vazão de água (L) ........................................................................ 16 3.2.2 Dimensionamento da bomba para a torre spray.............................................. 18 4 RESULTADOS E DISCUSSÕES ........................................................................... 21 4.1 Considerações .................................................................................................... 21 4.2 Ciclone................................................................................................................ 21 4.3 Torre spray .......................................................................................................... 22 4.3.1 Variação da vazão de água (L) ........................................................................ 23 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................................... 24 ARQUIVOS VINCULADOS....................................................................................... 25 REFERÊNCIAS ......................................................................................................... 25

3

1 INTRODUÇÃO

A movimentação do ar natural, que ocorre através dos ventos, é responsável pela troca de temperatura e umidade que sentimos diariamente, dependendo do clima da região. A movimentação do arpor meios não naturais constitui-se no principal objetivo dos equipamentos de ventilação, ar condicionado e aquecimento, transmitindo e absorvendo energia do ambiente ou mesmo transportando material, sempre atuando, atuando com eficiência, sempre que devidamente projetados. A forma pela qual se processa a transferência de energia é que da ao ar capacidade de desempenhar determinada função. Avelocidade, a pressão, a temperatura e a umidade envolvem mudanças nas condições ambientais, tornando-as propícias ao bem estar do trabalhador e o controle das emissões atmosféricas. Detendo-se ao controle de poluição atmosférica, dentro da ventilação industrial, serão dimensionados dois equipamentos (ciclone e torre spray) utilizados nos mais diversos fins industriais para a remoção de materialparticulado presentes nos gases exaustos.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Ciclones

Os equipamentos centrífugos ou ciclones são capazes de remover materiais particulados. O seu princípio de funcionamento consiste em estabelecer um movimento rotatório para o gás, de modo que a força centrífuga aplicada às partículas faz com que as mesmas sejam lançadas ao encontro da parede, saindo da circulação do gáspara precipitação por gravidade. As partículas, submetidas à força centrifuga chocam-se contra a parede e terminam depositando-se na parte inferior do cone. A Figura 1 apresenta as forças envolvidas na coleta de partículas em um ciclone.

4

Figura 1 – Forças envolvidas na coleta de partículas em um ciclone.

Na Figura 2 é possível visualizar esquematicamente a operação de um ciclone....
tracking img