Dificuldades de aprendizagem de leitura na alfabetização.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2366 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NEILA SANTANA MENDES SILVA



DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO.


RESUMO


Ao se tratar de assunto como dificuldade de aprendizagem, temos o instinto de imaginar algo do tipo, “incapacidade” do indivíduo para realizar uma atividade qualquer. Esse trabalho tem o objetivo de analisar através de uma pesquisa bibliográfica as dificuldades de aprendizagem de leituraencontradas por alunos da alfabetização.

Palavras – chave: Dificuldade de aprendizagem. Leitura. Alfabetização.


Introdução


Compreender as dificuldades de leitura no processo de alfabetização não é uma tarefa simples e fácil, conforme sugere Piaget “o indivíduo herda uma série de estruturas biológicas (sensoriais e neurológicas).” Portanto a inteligência não a herdamos, nosso organismovai amadurecendo em contato com o meio ambiente; por isso é muito comum quando a criança começa a ler, a maioria delas tende a ver as palavras como imagens. A tendência é não compreender que a palavra é composta de letras usadas em combinações particulares, que correspondem ao som falado. Nesse caso é fundamental que os alunos aprendam a arte de decodificação e soletração desde o início.DESENVOLVIMENTO


Todos os anos são identificados crianças, dentre as que freqüentam escolas, aquelas que, por alguma razão, não conseguem cumprir de modo satisfatório as expectativas da escola e/ ou dos pais. Habitualmente, a administração da escola orienta os familiares ou responsáveis a procurarem um profissional a fim de que este possa diagnosticar o "problema da criança"considerando antes mesmo de qualquer observação que a dificuldade do aluno seja uma anomalia qualquer; e nós educadores devemos saber que nem sempre a dificuldade de aprendizagem é uma anomalia, vários outros fatores podem interferir na prática de qualquer aprendizado, portanto nesse trabalho estamos falando da dificuldade da leitura a ajuda da equipe de multiprofissionais da educação deve serprocurada depois da observação feita pelo professor em sala de aula e este realmente contatar alguma anomalia na criança. Aí sim a equipe deve ser procurada com o objetivo de corrigir ou sanar as dificuldades presentes. Os professores consideram que a causa dos erros cometidos pelos alunos se deve à falta de conhecimento para o qual preconizam a terapia clássica de repetição da explicação e dosexercícios. . É preferível desenvolver a observação da criança em maior tempo possível, do que se precipitar o ensino da leitura. O não desenvolvimento destas habilidades influi diretamente no êxito da leitura. O ensino escolar deve estar baseado na primazia da ação do aluno. Sem ação do aluno não há aprendizagem. Todo conhecimento procede da ação.
Não há receita pronta para o processo daaprendizagem e do desenvolvimento da leitura. O conceito de interatividade aplica-se à relação do aluno com o meio ambiente, com as pessoas e com os instrumentos de trabalho, na interação a aprendizagem fortalece a influencia do outro (seja a mãe, o professor, enfim) desenvolve a oralidade, a autonomia e a aprendizagem de procedimentos e atitudes sadias como cooperação, respeito, responsabilidade,segurança, independência intelectual, auto-estima, etc.
Pois bom aluno é aquele que também ensina, e bom professor é aquele que sempre sabe aprender. Vygotsky (1991, p. 30) enfatiza a importância que o meio social tem na aprendizagem e o papel do outro que interage com a criança – um adulto ou uma criança mais capaz que ela. O autor não nega que é na relação entre o homem e seumundo que ocorre o desenvolvimento, mas, sem deixar de considerar o papel importante do sujeito nas suas trocas com o meio, coloca o meio como fator determinante deste desenvolvimento. Sua ênfase está no papel da interação social, no desenvolvimento, pois entende que este se dá em função de características do meio social em que o sujeito vive como foi citada a cima a questão da linguagem...
tracking img