Dificuldade da distribuicao electronica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5968 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O processo de ensino e aprendizagem de química como noutras disciplinas baseia-se em princípios e leis. Mas acontece que o fraco domínio destes princípios e leis têm influência significativa na actividade prática.

A presente monografia científica tem como tema “distribuição electrónica a nível da 9a classe na Escola Secundária de Montepuez 2010/2012”. Tem como objecto de estudo “adistribuição electrónica”.
Durante a realização das PP’s o autor constatou um baixo nível de assimilação do conteúdo distribuição electrónica. Os alunos não conseguiam fazer devidamente a distribuição electrónica dos elementos químicos, eles simplesmente distribuíam os electrões aleatoriamente tendo mais dificuldades nos elementos com o numero atómico maior que 10. Portanto, para distribuírem porexemplo cálcio com o número atómico 20, eles simplesmente colocavam na primeira camada K=2e-, na segunda L=8e- e na terceira M=10e-, entrando assim em divergência com alguma regra que diz que o último nível de energia de cada átomo nunca pode ter mais do que oito (8) electrões, uma excepção é o nível 1, que pode ter no máximo 2 electrões. Face a este aspecto acima mencionado, e diante dadelimitação do assunto, pretende-se com o este projecto, investigar o seguinte problema: Quais são as causas da dificuldade na distribuição electrónica?
A distribuição electrónica é um dos temas importantes na química, visto que, contribui muito na identificação de electrões da última camada que por sua vez ajuda a identificar a posição do elemento na tabela periódica. A estrutura electrónica ousimplesmente a distribuição electrónica também contribui muito na ligação química (formação dos compostos químicos). Uma vez não compreendida essa matéria na 9a classe pode influenciar na classe subsequente onde se aborda o mesmo conteúdo e até no nível superior, também serve de pressuposto para outras matérias, pelo que constitui um tema de muito interesse e de grande relevância.
O objectivo geral dapesquisa é: Melhorar o conhecimento dos alunos sobre a distribuição electrónica a nível da 9a classe, do objectivo geral desdobra-se os seguintes objectivos específicos: Identificar as causas da dificuldade na distribuição electrónica; descrever as causas da dificuldade na distribuição electrónica; perceber qual é o tratamento didáctico usado pelo professor para a leccionação e compreensão desseconteúdo; fazer um levantamento do conhecimento sobre a importância da distribuição electrónica no processo de ensino e aprendizagem de química; descrever as implicações que a dificuldade de distribuição electrónica pode causar; propor metodologias ou formas para solucionar o problema da dificuldade dos alunos na distribuição electrónica.
Como uma possível resposta ao problema pesquisado foramlevantadas as seguintes hipóteses: Provavelmente que as diferentes formas de explicação do professor possam contribuir para a dificuldade na distribuição electrónica dos alunos; Possivelmente o conhecimento por parte dos alunos sobre o número atómico dos elementos químicos e número limite dos electrões em cada nível contribua para dificuldade na distribuição electrónica; o professor não evidencia que oconteúdo da distribuição electrónica seja um pressuposto chave para o tratamento de conteúdos subsequentes; o professor não tem tomado em consideração as sugestões metodológicas do PESG em correspondência com formas de tratamento usando manuais de química actualizados.

No que diz respeito a metodologia usada, a pesquisa quanto aos objectivos é explicativa, quanto as técnicas de colecta de dadosfoi usada a entrevista com perguntas fechadas e abertas do tipo semi - estruturada e o questionário com perguntas abertas.
O trabalho encontra-se estruturado em três capítulos: no 1º são apresentados os procedimentos metodológicos, no 2º a fundamentação teórica e finalmente no 3º a apresentação, análise e interpretação dos dados colectados durante a pesquisa.









CAPITULO I:...
tracking img