Dieta enteral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2131 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Neste trabalho falaremos sobre o que é dieta enteral e a que pacientes ela é indicada e também sobre os tipos de alimentação existentes e suas vantagens e desvantagens, Falaremos também como fazer a alimentação da dieta enteral por sonda e principalmente sobre a higiene da mesma e algumas dicas de manutenção tais como observar sua posição e em caso de problemas com proceder em relaçãoa sua sonda.

Desenvolvimento

A dieta enteral é segundo o Ministério da Saúde do Brasil, designa todo e qualquer alimento para fins especiais, com ingestão controlada de nutrientes, na forma isolada ou combinada, de composição definida ou estimada, especialmente formulada e elaborada para uso por sondas ou via oral, industrializado ou não, utilizada exclusiva ou parcialmente para substituirou complementar a alimentação oral em pacientes desnutridos ou não, conforme suas necessidades nutricionais, em regime hospitalar, ambulatorial ou domiciliar, visando à síntese ou manutenção dos tecidos, órgãos ou sistemas.
A dieta enteral é fornecida na forma líquida por meio de uma sonda, que colocada no nariz ou na boca vai até o estômago ou intestino. Assim, é possível fornecer os nutrientesque a pessoa necessita independente da sua cooperação, fome ou vontade de comer. A alimentação por sonda é usada nas seguintes situações:
• Para ajudar na cicatrização de feridas.
• Para controlar a diarreia, prisão de ventre e vômitos.
• Para preparar o organismo para algumas cirurgias e tratamentos de quimioterapia, radioterapia e diálise.
• Quando a pessoa não pode se alimentar pela boca.• Quando a quantidade de alimentos que a pessoa come não está sendo suficiente.
• Quando há necessidade de aumentar a quantidade de calorias sem aumentar a quantidade de comida.

Em algumas situações a pessoa recebe alimentação mista, isso é, se alimenta pela boca e recebe um complemento alimentar pela sonda. A dieta enteral pode ser preparada em casa ou industrializada. As dietas caseiras sãopreparadas com alimentos naturais cozidos e passados no liquidificador e coados, devem ter consistência líquida e sua validade é de 12 horas após o preparo. A dieta industrializada já vem pronta para o consumo, tem custo mais alto e pode ser utilizada por 24 horas depois de aberta. A alimentação enteral deve ser prescrita pelo médico ou nutricionista e a sonda deve ser colocada pela equipe deenfermagem. A fixação externa da sonda pode ser trocada pelo cuidador, desde que tenha cuidado para não deslocar a sonda. Para fixar a sonda é melhor utilizar esparadrapo antialérgico, mudando constantemente o local de fixação, assim se evita ferir a pele.
Uma nutrição enteral adequada deve fornecer ao organismo os mesmos nutrientes que são obtidos por meio da nutrição habitual e que são importantespara a boa saúde: proteínas, carboidratos, gorduras, água, fibras, vitaminas e minerais.
Essa alimentação pode ser por alimentos já prontos industrializados ou dieta caseira ou artesanal, ou seja, é uma dieta que você prepara na sua casa com alimentos em sua forma natural (leite, mel, açúcar, óleo vegetal, caldo de carne, farinhas, ovo, etc.) é necessária uma adequada combinação de alimentos paraque a dieta esteja completa e equilibrada. Portanto, siga a receita fornecida e orientada pelo nutricionista. Com este tipo de dieta, você deverá utilizar um polivitamínico, de acordo com a prescrição do nutricionista ou médico.
Dieta industrializada é uma dieta pronta, balanceada, possuindo todos os nutrientes necessários preparados industrialmente e apresentam-se sob três formas: em pó paraconstituição; líquidas semi-prontas para uso e prontas para uso.
As dietas industrializadas são práticas, nutricionalmente completas e oferecem maior segurança quanto ao controle microbiológico e composição centesimal. Entretanto, são de alto custo e, especialmente quando administradas por longo período, encarecem o tratamento, levando muitos pacientes a utilizar fórmulas caseiras.
O cálculo...
tracking img