Teoria de sistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4008 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

TEORIA DE SISTEMAS

CÁCERES – MT
2011

DISCENTES: PAULO CÉSAR DE SOUZA FRANÇA
PAULO DE ALMEIDA ARTIGO
RAFAEL MARQUARDT SILVA
SIRLÉA RODRIGUES DA SILVA
WILLIAN SÁVIO DA SILVA LEITE

TEORIA DE SISTEMAS

CÁCERES – MT
2011

INTRODUÇÃO

A TEORIA GERAL DE SISTEMAS TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A NATUREZA DOS SISTEMASE A INTER-RELAÇÃO ENTRE SUAS PARTES, ASSIM COMO A INTER-RELAÇÃO ENTRE ELES EM DIFERENTES ESPAÇOS, E AINDA, AS SUAS LEIS FUNDAMENTAIS.

TEORIA GERAL DE SISTEMAS

CONCEITO

■ O NOME “SISTEMA” TAL QUAL É CONHECIDO ATUALMENTE ESTÁ RELACIONADO A TGS DE BERTALANFFY, QUE PESQUISANDO SOBRE O COMPORTAMENTO DOS ORGANISMOS VIVOS CONSTATOU QUE, MESMO COM UMA GRANDE VARIEDADE DE FORMAS E DECARACTERÍSTICAS SERES BIOLÓGICOS POSSUÍAM PONTOS EM COMUM.
■ – Bertalanffy estendeu seus estudos a outros tipos de organismos (sociais, mecânicos, eletrônicos, etc.), verificando que, tal como acontece com os seres vivos, esses organismos não-naturais conservam, igualmente, certas características comuns, não importando sua natureza e complexidade.
■ – dessa maneira constatou que, independentementedesses organismos vivos e sociais possuírem inúmeros e variados elementos, todos apresentavam uma interação desses componentes com o objetivo de alcançar um determinado propósito, o que em última instância, era a finalidade central desses mesmos organismos
■ – baseado nessas observações e análises formulou a TGS, identificando os organismos sociais como um sistema visando à realização deobjetivos comuns

1.O Sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função
2. Sistema pode ser definido como um conjunto de elementos interdependentes que interagem com objetivos comuns formando um todo, e onde cada um dos elementos componentes comporta-se, por sua vez, como um sistema cujoresultado é maior do que o resultado que as unidades poderiam ter se funcionassem independentemente. Qualquer conjunto de partes unidas entre si pode ser considerado um sistema, desde que as relações entre as partes e o comportamento do todo sejam o foco de atenção.
3. Sistema é um conjunto de partes coordenadas, formando um todo complexo ou unitário.
Assim, surgiu a definição de Sistema,que é um conjunto de elementos inter-relacionados com um objetivo comum. Isto quer dizer que todas as áreas do conhecimento possuem sistemas. E que os sistemas possuem características e leis independentemente da área onde se encontram.
EXEMPLOS DE SISTEMAS: CARRO, CORPO HUMANO, COMPUTADOR, UMA EMPRESA
CONTRA-EXEMPLO: PESSOAS CAMINHANDO NA RUA (POIS NÃO POSSUEM OBJETIVO COMUM)LUDWIG VON BERTALANFFY

KARL LUDWIG VON BERTALANFFY , NASCEU EM 19 DE SETEMBRO DE 1901, EM VIENA, ÁUSTRIA.FALECEU EM BUFFALO,NOVA YORK,12 DE JUNHO DE 1972,AOS 70 ANOS. FOI O CRIADOR DA TEORIA DOS SISTEMAS. CIDADÃO AUSTRÍACO DESENVOLVEU A MAIOR PARTE DO SEU TRABALHO CIENTIFICO NOS ESTADOS UNIDOS DA AMERICA. BERTALANFFY FEZ OS SEUS ESTUDOS EM BIOLOGIA E INTERESSOU-SE DESDE SEDO PELO ORGANISMO EPELOS PROBLEMAS DO CRESCIMENTO. OS SEUS TRABALHOS INICIAIS DATAM DOS ANOS 20 E SÃO SOBRE O UNIVERSO. COLOCOU ENTÃO UMA ABORDAGEM ORGÂNICA DA BIOLOGIA E TENTOU ACEITAR A IDÉIA DE QUE O ORGANISMO É UM TODO MAIOR DO QUE A SOMA DAS SUAS PARTES.
CRITICOU A VISÃO DE QUE O MUNDO É DIVIDIDO EM DIFERENTES ÁREAS, COMO FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA, PSICOLOGIA, ETC. AO CONTRARIO, SUGERIA QUE SE DEVEMESTUDAR SISTEMAS GLOBALMENTE, DE FORMA A ENVOLVER TODAS SUAS INTERDEPENDÊNCIAS, POIS CADA UM DOS ELEMENTOS AO SEREM REUNIDOS PARA CONSTITUIR UMA UNIDADE FUNCIONAL MAIOR, DESENVOLVEM QUALIDADES QUE NÃO SE ENCONTRAM EM SEUS COMPONENTES ISOLADOS.
BERTALANFFY, FUNDADOR DA T.G.S., CONSTATA QUE O ORGANISMO, PARA SER ENTENDIDO, NÃO PODE SER ENCARADO COMO UMA SOMA DAS SUAS PARTES. ISTO É, O SER...
tracking img