Diesel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3853 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Campus – Simões Filho

Diesel

Antônio Carlos Pereira
Aline Passos
Denis Wallace
Elisângela Silva
Jeane Purificação

Simões Filho
2012
Antônio Carlos Pereira
Aline Passos
Denis Wallace
Elisângela Silva
Jeane Purificação

Diesel

Trabalho apresentado em cumprimento das exigências da disciplina OPERAÇÕES UNIOTÁRIAS docurso PETRÓLEO E GÁS NATURAL, Turma SN4 - Subsequente.









Prof.: Elba Gomes

















Simões Filho
2012

1. INTRODUÇÃO

O setor de transportes é responsável pro quase metade do consumo de derivados de petróleo no Brasil, como pode ser observado no gráfico abaixo, onde é observado.


Como conseqüência, devido aogrande peso do transporte rodoviário na economia brasileira, o óleo Diesel é o derivado de petróleo de maior consumo no País.
O Óleo Diesel é um combustível derivado do petróleo constituído basicamente por hidrocarbonetos (compostos orgânicos que contém átomos de carbono e hidrogênio). Alguns compostos presentes no Diesel, além de apresentar carbono e hidrogênio trazem também enxofre, nitrogênio ecompostos metálicos em sua composição.
Sendo um combustível mais “pesado” do que a gasolina, o Diesel apresenta-se com cadeia carbônica de 6 a 30 átomos. Da composição do óleo Diesel participam hidrocarbonetos parafínicos, olefínicos e aromáticos.
Produzido a partir do refino do petróleo, o óleo Diesel é formulado através da mistura de diversas correntes como gasóleos, nafta pesada, Dieselleve e Diesel pesado, provenientes das diversas etapas de processamento do petróleo bruto.
A proporção destes componentes, no Óleo Diesel, permite enquadrar o produto final dentro das especificações previamente definidas e que são necessárias para permitir um bom desempenho do produto, minimizando o desgaste dos motores e componentes e mantendo a emissão de poluentes, gerados na queima dessecombustível, em níveis aceitáveis.
É um produto inflamável, medianamente tóxico, volátil, límpido, isento de material em suspensão e com odor forte e característico.
Esse combustível recebeu esse nome como uma homenagem ao engenheiro alemão Rudolf Diesel, que, em 1895, desenvolveu um motor movido a óleo de amendoim (biodiesel). Porém, o petróleo passou a ser a principal matéria-prima naprodução do óleo diesel, visto que esse material apresenta maior potencial energético.


2. TIPOS DE DIESEL

A resolução ANP nº15, de 17 de julho de 2006 , especifica dois tipos básicos de óleo Diesel de uso rodoviário. São os óleos dos tipos Metropolitano e Interior. A seguir fornecemos algumas informações sobre estes tipos de Diesel:
* Óleo Diesel Metropolitano – conhecido como S500,caracteriza-se por possuir um teor de enxofre de, no máximo, 500 ppm; densidade específica varia de 0,820 a 0,865 kg/l; temperatura de destilação de 85% a 360°C. Está disponibilizado para comercialização nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas, Baixada Santista, São José dos Campos, Belo Horizonte, Vale do Aço, Belém, Fortaleza, Recife, Aracaju, Salvador, Curitiba, Porto Alegree Vitória.
* Óleo Diesel Interior – conhecido como S2000, possui teor de enxofre máximo de 2000 ppm; densidade específica variando de 0,820 a 0,880 kg/l; temperatura de destilação de 87% a 370°C. Disponibilizado para comercialização nos demais municípios do Brasil. Este óleo diesel deve ter obrigatoriamente corante vermelho para a distinção dos demais tipos.

2.1 Outros Tipos de Óleo DieselAlém dos tipos de óleo Diesel anteriormente apresentados, existem também o Óleo Diesel Marítimo, Padrão e o Óleo Diesel Aditivado:
* Óleo Diesel Marítimo - É um óleo especialmente produzido para utilização em motores de embarcações marítimas. O que o caracteriza é o fato dele ter o seu ponto de fulgor especificado em, no mínimo, 60 graus Celsius. O teor de enxofre especificado para...
tracking img