Didatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (299 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Um Pensador e o Construído:
Olhar sobre o Cotidiano da escola

A escola de ensino fundamental, não atingiu seu objetivo, apresentando entre outros motivos, fragmentada pelo tratamentopedagógico e administrativo que recebe.
A escola pública, de ensino fundamental, encontra-se afundada em tremenda crise produzida em função do sistema econômico e politico, que interfere de fora paradentro do sistema escolar. Para que se construa uma escola democrática, partindo da critica da escola publica atual, e preciso melhorar, para o aluno, as condições de acesso e permanência naescola. A escola deve, portanto existir, portanto, para facilitar o domínio de instrumentos que propiciem o acesso ao saber elaborado e á forma de produção do conhecimento, para tanto, é necessáriodemocratizar a gestão escolar permitindo que todos e não só o diretor participe desse acesso. A realidade da escola apresenta um quadro que dificulta o desenvolvimento de propostas inovadoras emfunção do caráter altamente burocrático e centralizador do sistema escolar brasileiro. Essa situação reflete-se no ambiente escolar obstaculizando as ações que encaminham a escola para autonomia,contribuindo para o imobilismo dos profissionais que nela atuam.
Um aspecto a ressaltar foi a significância da troca de saberes entre profissionais envolvidos, com todas as dificuldades que issoacarretou.
A qualidade do ensino que se desenvolve nas unidades escolares do sistema público está diretamente ligada á competência dos profissionais que nelas atuam e á sua resistência àideologia que permeia o sistema educacional. Uma das formas de resistência na busca da qualidade é a execução de pequenos projetos nas próprias escolas.
Para o desenvolvimento de projetos na escola,há a necessidade de se contar com profissionais que se comprometam com a educação visando mudanças e que apresentem valores como a participação, o senso critica a solidariedade e a consciência...
tracking img