Dicionario filosofico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (421 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Filosofia.
DICIONÁRIO FILOSÓFICO
* Abstração: Operação do espírito que isola, para considerá-lo à parte, um elemento de uma represe4ntação, o qual não se encontra separado narealidade.
* Admiração: É uma súbita surpresa da alma levando-a a considerar com atenção os objetos que lhe parecem raros e extraordinários.
* Alegoria: Representação de uma idéia através de imagens.* Antropocentrismo: Concepção que situa e explica o homem como o centro do universo.
* Belo: Tudo aquilo que, como tal, suscita um “prazer desinteressado” produzido pela contemplação e pelaadmiração de um objeto ou de um ser.
* Caráter: Conjunto de disposições psicológicas (inatas ou adquiridas) e dos comportamentos habituais de um individuo permitindo-lhe ter um controle sobre si eagir com firmeza, retidão e honestidade.
* Censura: Privilégio de uma autoridade de controlar e eventualmente impedir o exercício da liberdade de expressão dos indivíduos ou dos meios decomunicação.
* Civilização: Conjunto complexo e durável das características sociais, econômicas, políticas, técnicas, morais estéticas, religiosas, etc., de uma sociedade.
* Criacionismo: Doutrinateológica, de origem judaico-cristã, segundo a qual somente Deus produziu o universo sem matéria preexistente.
* Desejo: Uma tendência espontânea, consciente, orientada para um objetivo concebido ouimaginado.
* Esperança: Expectativa aberta visando não resultados externos, mas a realização do ser pessoal ou uma mudança radical da condição humana.
* Falácia: Argumento envolvendo uma fórmulanão-válida de raciocínio. Argumento errôneo, que possui a aparência de válido, podendo isso levar á sua aceitação.
* Humanidade: Designa o conjunto de seres humanos.
* Liberdade: Condiçãodaquele que é livre. Capacidade de agir por si mesmo.
* Livre arbítrio: Faculdade que tem o indivíduo de determinar, com base em sua consciência apenas, a sua própria conduta; liberdade de...
tracking img