Dicionario filosofico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (290 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A fortiori – (lat.,do mais forte) Expressão usada no lugar de ’’com tanto mais razão’’: se todos os cães latem, então a fortiori todos os filhotes de cães latem.

A priori/ aposteriori – Essencialmente, um contraste entre proposições. Uma proposição é conhecida a priori se puder ser conhecida sem que se tenha qualquer experiência do curso específico deacontecimentos no mundo atual.

O filósofo Peirce
É possivel, no entanto, conceder que alguma experiência é exigida para adquirir os conceitos envolvidos numa proposição a priori.

Uma coisapode ser conhecida apenas a posteriori se não pode ser conhecida a priori. Essa distinção dá lugar a uma das áreas fundamentais de problemas epistemologia.

A categoria de proposições apriori é muito controversa, pois não é realmente claro como o pensamento puro, sem o auxílio da experiência, possa dar de fato lugar a qualquer tipo de conhecimento, e a preocupação doempirismo tem sido sempre a de negar que isso seja possível.

As duas grandes áreas nas quais o conhecimento a priori parece ser possível são a matemática e a lógica, daí que osempiristas tenham sempre tentando mostrar que estas não são áreas de conhecimento real ou substancial, ou então que, apesar das aparências, o conhecimento que temos nessas áreas depende,afinal, da experiência.
Atividade Interativa
Abdução – Termo introduzido pelo filósofo Peirce para qualquer processo em que se utilizam certos dados para chegar a uma conclusão maisampla, como acontece nas inferências a favor da melhor explicação.

Peirce descreveu a abdução como um processo criativo, mas enfatizou que seus resultados estão sujeitos à apreciçãoracional.

No entanto, ao negar que possamos avaliar os resultados da abdução em termos de probabilidades, Peirce antecipou o pessimismo relativo às promessas da teoria da confirmação.
tracking img