Miguel fernandes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1668 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DNA E SÍNTESE PROTEICA
1- As acetabularias (fotografia à esquerda) são algas verdes marinhas, com 2 a 3 cm de altura, constituídas por uma base ou pé, onde está o núcleo, e um caulículo, na extremidade do qual se diferencia um “chapéu”. Hammerling utilizou, em experiências efectuadas, duas espécies: Acetabulária mediterrânea e Acetabulária crenulada, que diferem morfologicamente apenas na formado “chapéu”. Efectuou a transplantação cruzada dos núcleos das 2 espécies, conforme se pode observar na figura, que mostra os resultados obtidos.

1.1- Esta experiência confirmou que é o: (transcreve a letra correspondente à opção correcta) A- núcleo que contém a informação que determina as características específicas dos seres vivos; B- citoplasma que contém a informação que determina ascaracterísticas específicas dos seres vivos; C- DNA que contém a informação que determina as características específicas dos seres vivos; D- RNA que contém a informação que determina as características específicas dos seres vivos.

1.2- As acetabularias são algas verdes marinhas: (transcreve a letra correspondente à opção correcta) A- unicelulares e procariontes; B- unicelulares e eucariontes; C-multicelulares e procariontes; D- multicelulares e eucariontes. 1.3- Se as acetabularias tivessem sido transferidas, após a transplantação cruzada dos núcleos, para um meio com enxofre (S) e fósforo (P) e radioactivos, não seria de esperar que, quando medida a radioactividade durante o processo de regeneração dos chapéus, esta fosse encontrada: (transcreve a letra correspondente à opção correcta) A-nas proteínas do novo “chapéu”; B- no DNA; C- no mRNA; D- no tRNA.
PROPOSTA DE CORRECÇÃO: http://forum.netxplica.com/viewtopic.php?t=9490

DNA E SÍNTESE PROTEICA
2- Na grande maioria dos procariontes, a informação genética encontra-se de uma forma compacta e não “fragmentada”, como se verifica nos eucariontes. Assim, nestes seres, o mRNA tem o mesmo tamanho que a cadeia de DNA utilizada na suasíntese. Estudos efectuados com eucariontes mostram que, neste caso, o RNA pré-mensageiro se apresenta constituído por muito mais nucleótidos do que o RNA mensageiro correspondente. Refere qual o significado da expressão: (...)procariontes, a informação genética encontra-se de uma forma compacta e não “fragmentada”. 3- Os vírus são estruturas muito simples, constituídas apenas por uma cápsula denatureza proteica que encerra o material genético. Como são incapazes de se reproduzirem, utilizam células de organismos eucariontes ou procariontes para se multiplicarem. A figura esquematiza a multiplicação de um vírus.

3.1- Identifica os processos referenciados pelas letras A, B e C. 3.2- Identifica as moléculas referenciadas pelos números 1 e 2. 3.3- Menciona três diferenças entre asmoléculas 1 e 2. 3.4- Considerando que, na molécula 1, a timina constitui 16% das bases azotadas, determina as percentagens das outras bases azotadas. 3.5- Refere quais os enzimas que catalizam os processos A e B, respectivamente.

PROPOSTA DE CORRECÇÃO: http://forum.netxplica.com/viewtopic.php?t=9490

DNA E SÍNTESE PROTEICA
3.6- Os ribossomas encontram-se, normalmente, associados em conjuntosdesignados polirribossomas. Refere a vantagem de o processo C ocorrer, normalmente, nestas estruturas. 3.7- Nas células eucarióticas, os processos A, B e C ocorrem, respectivamente: (transcreve a letra correspondente à opção correcta) A- no núcleo, citoplasma e citoplasma; B- no núcleo, citoplasma e núcleo; C- no núcleo, núcleo e citoplasma; D- no citoplasma, núcleo e citoplasma; E- no citoplasma,citoplasma e núcleo. 3.8- Estabelece a correspondência entre os números das afirmações e as letras (A, B e C) da figura. 1- Transforma a informação contida na sequência de bases do DNA, numa sequência de aminoácidos de uma proteína. 2- Copia uma sequência de nucleótidos do DNA para uma sequência complementar de nucleótidos de uma molécula de mRNA. 3- Converte a linguagem de nucleótidos da molécula...
tracking img