Dicionario economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 104 (25855 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A

Ação
Título emitido por uma empresa de capital aberto, que representa a menor parcela em que se divide o capital de sociedade anônima. Indica ser o seu possuidor o proprietário de certa fração de determinada empresa.

Ação ordinária
Modalidade de ação que proporciona participação nos resultados econômicos de uma empresa; confere a seu titular o direito de voto em assembléia. Permite odireito de eleger a diretoria/conselho da empresa. Contudo, quando ocorre uma distribuição de dividendos, os proprietários de ações ordinárias só receberão os dividendos após os proprietários de ações preferenciais terem recebido o seu percentual fixo.

Ação preferencial
Modalidade de ação que garante ao acionista uma maior participação nos resultados da empresa. Dá prioridade no recebimento dedividendos e restituição do capital em caso de extinção da empresa. Em contrapartida, não dá direito a voto. Geralmente, são as ações de maior quantidade disponível e, consequentemente, oferecem uma maior liquidez.

Acionista
Aquele que possui ações de uma sociedade anônima.

Acionista controlador
Acionista que detém um número de ações equivalente a 50% (cinqüenta por cento) do capitalvotante da empresa mais uma ação.

Acionista majoritário
Acionista que detém o controle acionário de uma empresa. Ver Acionista controlador.

Acionista minoritário
Acionista que detém uma quantidade não expressiva de ações com direito a voto.

Administração Ativa
Consiste numa estratégia para se administrar um fundo de investimento, na qual o administrador do fundo constitui uma carteira, masnão necessariamente investe em ações representativas de um índice qualquer. O administrador compra e vende ações tentando obter uma rentabilidade que supere a do índice estabelecido como referência. A diferença com a administração passiva, é que na ativa não há a réplica da carteira do índice, este sendo tomado apenas como um referencial cuja administração ativa tenta atingir e/ou superar.Administração Passiva
Tipo de estratégia para se administrar um fundo de investimento, na qual o administrador do fundo investe em ações buscando replicar a carteira de um índice previamente definido. Desta maneira, o retorno do fundo corresponderá aproximadamente ao retorno do índice escolhido. A diferença com administração ativa, é que na passiva há a réplica da carteira do índice.

Alocação daCarteira
Termo usado para definir a forma com que os recursos de um portfólio, ou carteira, serão alocados entre as várias classes de ativos ou entre diferentes ativos. Com exemplo, podemos alocar uma carteira entre ativos de renda variável e renda fixa.

Alocação de Recursos
Expressão utilizada para referência à escolha dos ativos que comporão as carteiras. Trata-se da seleção dos ativos queserão parte integrante de uma carteira de investimentos e em que quantidade.

Análise de crédito
É o procedimento através do qual os demandantes de crédito são analisados para se verificar se eles atendem a todas as exigências do emprestador, assim como para definir a quantidade máxima a ser emprestada.

Análise Fundamentalista
Projeção do comportamento de preços de ações a partir do estudode características particulares de cada empresa. Utiliza-se das demonstrações financeiras divulgadas pela
empresa assim como de informações setoriais e macro econômicas para fundamentar recomendações sobre quais papéis devem ser comprados ou vendidos.

ANBID
Associação Nacional dos Bancos de Investimento. Formada por várias instituições.

Aplicação
Aquisição de títulos, com o objetivo deauferir rendimentos.

Ativo financeiro
Todo e qualquer título representativo de parte patrimonial ou dívida.

Aumento de capital
Incorporação de reservas e/ou novos recursos ao capital da empresa. Realizado, geralmente, mediante bonificação, elevação do valor nominal das ações e/ou direitos de subscrição pelos acionistas, ou também pela incorporação de outras empresas.

Aumento do valor...
tracking img