Tanques inflamaveis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1880 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema:
Tipos de Tanques



INTRODUÇÃO

Um tanque de armazenamento ou de armazenagem também designado por reservatório é um recipiente destinado a armazenar fluidos à pressão atmosférica e a pressões superiores à atmosférica. Na indústria de processo, a maior parte dos tanques de armazenamento são construídos de acordo com os requisitos definidos pelo código americano API 650. Estes tanquespodem ter dimensões variadas, indo desde 2 ou 3 m de diâmetro 50 m ou mais .

DEFINIÇÃO

Um tanque de armazenamento ou de armazenagem também designado por reservatório é um recipiente destinado a armazenar fluidos à pressão atmosférica e a pressões superiores à atmosférica. Na indústria de processo, a maior parte dos tanques de armazenamento são construídos de acordo com os requisitosdefinidos pelo código americano API 650. Estes tanques podem ter dimensões variadas, indo desde 2 ou 3 m de diâmetro até 50 m ou mais. Estão regra geral, instalados no interior de bacias de contenção com a finalidade de conter os derrames em caso de rotura do tanque. A sua construção pode ser feita com teto fixo ou flutuante, interno ou externo, dependendo sempre das características e o tipo de produto aarmazenar. É de extrema importância realizarem-se, de forma regular e periódica, a verificação e limpeza das estruturas e equipamentos utilizados para armazenar os produtos. Desta forma, garante-se que as características dos produtos não se alteram, bem como, evitar-se ou amenizar-se a possibilidade de contaminação do meio ambiente por degradação dos tanques.
TIPOS DE TANQUES

Os tanques,consoante a sua finalidade, podem classificar-se em 4 categorias: Teto, forma, localização e utilização.
Quanto ao teto este pode ser
Fixo
São geralmente utilizados para armazenar petróleo e seus derivados, sendo formados na sua maior parte por caldeiras Estão presentes em refinarias, oleodutos e terminais. Estão subdivididos em: tanques de teto fixo, tanques de teto móvel, tanques de teto fixo comdiafragma flexível e tanques de teto flutuantes. Cada um destes pode apresentar várias formas de tetos:
1.Teto Cónico (Figura 2): Possui uma estrutura de um cone reto.
2.Teto Curvo (Figura 3): Possui uma estrutura de uma calota esférica.
3.Teto em Gomos: É igual ao tipo dois, mas o teto é constituído por várias placas de chapas.
Móvel
Neste género de tanque o seu teto desloca-se de acordo coma pressão exercida pelo vapor. Devido a esses movimentos, é necessário a existência de dispositivos de segurança, com a finalidade de evitar acidentes provocados por um possível excesso de pressão. Para evitar as perdas com a evaporação, usa-se um vedante entre o teto e a parede do tanque.
Fixo c/ diafragma flexível
Nestes tanques há uma grande capacidade de variar o espaço, pois a pressãointerna modifica-se alterando o volume do vapor. Essa variação é feita pela deformidade de um revestimento que age internamente como uma membrana flexível, sendo normalmente usado plástico na sua fabricação para suportar a expansão liquida ou gasosa do fluido. É muito usado em sistemas fechados, ajudando a diminuir os prejuízos causados pela acumulação de vapores indesejados.
Flutuante
Neste tipo detanque (Figura 4) o teto flutua sobre o produto que está armazenado. Dessa forma a cobertura movimenta-se de acordo com o esvaziamento ou enchimento. A razão principal pelo qual são utilizados é por reduzirem as perdas do produto em consequência da evaporação. Estes tanques devem possuir um sistema de selagem visto que o seu teto flutuante, move-se internamente em relação ao costado (parede dotanque).

EM RELAÇÃO À FORMA OS TANQUES PODEM SER

Cilíndricos
São todos aqueles cujo formato tem a forma cilíndrica, ou seja, corpo longo e arredondado de igual diâmetro em todo o comprimento. Estes podem ser verticais ou horizontais.
Esféricos
Entre todos os tipos de tanques de armazenamento, o mais recomendado e usado para armazenar gás é o tanque esférico (Figura 5). A sua forma...
tracking img