Papel das cavidades orais e nasais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (573 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Cavidade Oral


É a primeira porção do sistema digestório e está localizada no terço inferior da face.

 Seus limites: anterior: lábios da boca; posterior: palato mole; inferior: soalho dacavidade oral; lateral: bochechas.

A cavidade oral é formada por três regiões: vestíbulo da boca, processos alveolares juntamente com os arcos dental maxilar (superior) e dental mandibular (inferior)e cavidade própria da boca. As estruturas de revestimento (ou a túnica mucosa) são dividas em três:

•A mucosa mastigatória reveste o palato duro e gengivas livres e inseridas;
•A mucosa derevestimento ou proteção reveste o fundo do vestíbulo, lábios (internamente), bochechas soalho da boca, face inferior da língua e palato mole;
•A mucosa especializada reveste o dorso da língua (papilasgustativas). As funções da cavidade oral são a mastigação, fonação (ressonância e articulação da voz), deglutição, gustação, respiração, seleção de alimentos, afetividade, ferramenta de trabalho ecomunicação.

Curiosidade: Os respiradores orais possuem fluxo diminuído ou nulo de respiração nasal, resultando em respiração predominantemente oral a respiração com diminuição da oxigenação.Cavidade Nasal


 As cavidades nasais, também conhecidas como fossas nasais,
são duas cavidades paralelas que vão das narinas até à faringe e estão separadas uma da outra por uma parede cartilaginosa,tendo sem fim na faringe.
Essa divisão é feito pelo septo nasal em duas câmaras simétricas, as fossas nasais são limitadas anteriormente pelas narinas e posteriormente pela nasofaringe através dasCoanas. Existe uma dilatação, internamente ao orifício das narinas denominado: Vestíbulo Nasal, que é limitado anterior e lateralmente pela cartilagem alar maior e é revestido por uma mucosa que contémpelos e glândulas sebáceas.
Cada fossa nasal pode ser dividida em duas regiões:

 A região olfatória: (concha superior)

 A região respiratória: (restante da cavidade)

Em seu interior...
tracking img