Diccao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5845 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO POLITÉCNICO

-

www.ipepbsb.com.br

-

BRASÍLIA - DF

© Instituto Politécnico 2000

-

© Franco Vasconcelos 1999

INTRODUÇÃO Nada acontece por acaso. O sucesso é um somatório de acertos e de erros; de trabalho e de ócio; de dedicação pessoal e afinco na busca de alcançar objetivos. Se você ainda não tem objetivos na vida que mereçam sua dedicação e empenho, talvez você ainda não tenhaverdadeiramente uma vida. Thomas Edson, o genial inventor norteamericano, definia o sucesso como sendo composto por dois aspectos: 1% de inspiração e 99% de transpiração. De modo simplificado, podemos afirmar que, para Edson, em cada 100 pessoas de sucesso apenas uma teve aquela inspiração única, espetacular, e que as outras 99 conseguiram sucesso trabalhando duro para conquistá-lo. O sucesso é,portanto, mais uma questão de atitude perante a vida, de posicionamento pessoal nas mais diferentes situações. E depende, em muito, da forma como somos avaliados em nossa comunicação cotidiana. Pesquisa americana identificou os fatores que definem nossa avaliação pessoal, no momento em que somos apresentados a uma nova pessoa. São eles: nossa postura - forma de vestir, de gesticular e de olhar - em55%; o conteúdo da nossa fala - em 7%; e a forma como falamos - em 38%. Como se vê pelos números, a pesquisa verificou que a forma de falar é mais importante, quando somos avaliados, que a própria mensagem, o conteúdo da fala. A forma como a pessoa fala, a forma de transmitir a mensagem, depende essencialmente da Dicção. Nesse aspecto, este pequeno manual será um precioso auxiliar ao seu sucesso.Este curso foi elaborado para o (a) auxiliar a conquistar o domínio da Dicção. Aborda os seguintes tópicos: A leitura em voz alta como base da Dicção; a articulação e a fonação das palavras; a expressividade da leitura e da fala para alcançar um objetivo comunicativo e, ainda, a arte de contar estórias. Bons treinos, bom aproveitamento do curso.

2

INSTITUTO POLITÉCNICO

-

www.ipepbsb.com.br-

BRASÍLIA - DF

Aula 1 Os Fundamentos da Dicção
Ao falar, quanto mais clara for a nossa expressão mais rapidamente estabelecemos contato. A clareza diz respeito ao valor exato das palavras. Dizer leve o carrinho é diferente de falar leve o carrim. Se a pessoa diz, eventualmente, entregue as cópia não é o mesmo que solicitar entregue as cópias. Percebe-se que as palavras também indicam a situaçãocultural da pessoa que fala. Para formar uma imagem que corresponda ao seu nível de conhecimentos, o ajuste da dicção é indispensável. Isto é, falar com erres e esses; com ei, ai, ou; com inhos e outros finais de palavras comumente omitidos, ou erradamente proferidos. Fale com destaque. A fala com dicção assegura projeção pessoal. Quando a dicção está ausente na fala, cria dúvidas sobre acapacidade do comunicador. O QUE É DICÇÃO Em sentido lato, Dicção é apenas dizer, de forma escrita ou falada. De modo estrito, é falar de modo a ser entendido, com perfeita pronúncia das palavras, de forma agradável e com ritmo apropriado, com altura de voz e ressonância adequadas. Ter dicção é ler pelo menos uma página de livro ou revista, de forma clara, sem tropeços e com musicalidade na voz. A chavepara a conquista da dicção na fala, a forma que aqui nos interessa, está na pronúncia. E qual é a pronúncia a ser seguida: a paulista, a maranhense, a catarinense, a carioca, a gaúcha? Em todos os estados brasileiros há pessoas que falam com dicção. Também em todas as cidades brasileiras há pessoas que falam descuidadamente. A solução está na forma de falar individual. As pessoas que articulam aspalavras ao falar é que servem de modelo a ser seguido. O segredo delas está na apresentação correta dos sons das palavras, na correta enunciação dos fonemas.

A MANEIRA RÁPIDA DE CONQUISTAR A DICÇÃO Se você deseja reconhecimento público e eficiência comunicativa chegou a hora de trabalhar a dicção. Falamos trabalhar a dicção. Com o mínimo de esforço pessoal, em reduzido tempo, nos intervalos de...
tracking img