Poder no pensamento de michel foucault

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1103 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
poder no pensamento de Michel Foucault
É preciso, antes de qualquer coisa, conhecer a etimologia da palavra poder, que vem do latim vulgar potere, substituído ao latim clássico posse, que vem a ser a contração de potis esse, "ser capaz"; "autoridade". Dessa forma, na prática, a etimologia da palavra poder torna sempre uma palavra ou ação que exprime força, persuasão, controle, regulação etc.
Deacordo com o dicionário de filosofia, a palavra poder, na esfera social, seja pelo indivíduo ou instituição, se define como "a capacidade de este conseguir algo, quer seja por direito, por controle ou por influência. O poder é a capacidade de se mobilizar forças econômicas, sociais ou políticas para obter certo resultado (...)" (Blackburn, 1997:301). Muito embora, de acordo com o autor, essepoder possa ser exercido de forma consciente ou não, e/ou, frequentemente, exercido de forma deliberada.
No dicionário de política, encontramos a definição de poder mais elástica. Ainda que exista a preocupação de colocá-lo em esferas distintas: poder social, poder político, poder constituinte, poder moderador, poder potencial, poder coordenador, entre outros. Ainda assim, o que se vê é a palavrapoder associada ao cerne da autoridade. Podem-se encontrar definições do tipo: "É poder social a capacidade que um pai tem para dar ordens a seus filhos ou a capacidade de um governo de dar ordens aos cidadãos" (Bobbio, 2000:933).
E ainda, "o poder evoca a ideia de força, capacidade de governar e de se fazer obedecer, império" (Souza, Garcia e Carvalho, 1998:417).
Por fim, em um dicionário comum dalíngua portuguesa o significado de poder é apreciado em 18 sinônimos, com destaque para: "ter a faculdade ou o direito, de: poder determinar algo"; "dispor de força ou autoridade"; "direito de deliberar, agir ou mandar" (Ferreira, 2001:577). Nesse momento introdutório, é importante destacar o pensamento de Foucault em relação ao poder.
Nesta obra de Foucault como em outras percebe-se o estilohistoriográfico, denso, detalhista em que este arqueólogo do Saber encaminha o aprofundamento do conceito central de sua filosofia : A Questão do poder.
É um livro empírico e a questão acima é trabalhada pelo autor sob um viés antes nunca percebido, tangenciando entre outros temas de fundo a teoria política, as instituições, o ser humano, a sexualidade, etc.
Com isso ele inaugura a abre inúmeroscaminhos possíveis na compreensão do que é o Bio-poder conceito este me parece cunhado por ele, além de nos trazer a tona questões e explicações que com certeza transformam o nosso olhar diante do mundo e dos homens, por exemplo, Sobre o nascimento das clínicas, Sobre a Geneaologia do poder, Sobre a prisão, e estaremos conhecendo um atual e instigante pensador moderno para além do bem e do mal.Para aqueles acostumados com as explicações tradicionais da história, acerca das questões que provocam a humanidade devem estar cientes que acontecerá uma demolição intelectual, psicológica e emocional.
O conceito de poder é central dentro da obra de Michel Foucault. Para o autor, o poder não é algo que se possa possuir. Portanto, não existe em nenhuma sociedade divisão entre os que têm e os quenão têm poder. Pode-se dizer que poder se exerce ou se pratica. O poder, segundo Foucault, não existe. O que há são relações, práticas de poder.
O tema, no seu desenvolvimento, é retirado do exclusivo campo político para ser instalado no cotidiano. Sem deixar de reconhecer que os interesses hegemônicos de diferentes grupos sociais se encontram por trás de situações de poder generalizadas,considera-se que não é a única manifestação do poder propriamente dito. O poder é, em essência, uma personagem que atravessa todos os cenários da vida humana.
Sua natureza final não pode ser apreendida senão ali onde sua intenção está totalmente investida: no interior de práticas reais e efetivas e na relação direta com seu campo de aplicação. Resulta lógico então não tomar o nível macro como ponto de...
tracking img