Dicas de fotografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1943 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DICAS DE FOTOGRAFIA

Agora o desafio é em alta velocidade! Prepare-se para uma aventura entre atletas, máquinas possantes e situações únicas.
Até agora, nos tutoriais de fotografia do Baixaki, não se confrontou nenhuma situação em que frações de segundo fossem críticas. Mesmo quando se falou sobre fotografar crianças, ainda havia certa licença em usar velocidades médias ou baixas, dependendodo efeito desejado.
Esportes, crianças e diversas outras situações exigem preparo, atenção e dedo rápido do fotógrafo. Neste artigo você receberá algumas dicas importantes para obter imagens inesquecíveis do momento decisivo, congelando para sempre os movimentos mais extremos.

Equipamento

Em poucas áreas da fotografia o equipamento é tão crítico quanto na fotografia de ação. Apesar de serpossível conseguir bons resultados com uma câmera compacta, certamente uma dSLR oferece uma gama de possibilidades mais apropriada para uma empreitada dessas.

Compactas

Com uma câmera sem ajustes manuais, o ideal é trabalhar com o modo de cena para esportes. Dessa forma, o sistema da própria câmera regula velocidade, abertura e foco para obter as imagens desejadas.

Um dos grandes problemasem se utilizar uma câmera point-and-shoot para fotografar movimentos é a limitação da lente. Apesar de algumas câmeras mais avançadas – como a Sony Cybershot DSC-HX1 – oferecerem uma aproximação considerável através do zoom ótico, a maioria das compactas depende do zoom digital.
Nessa configuração de lente, inevitavelmente uma perda de qualidade acontecerá, já que o zoom digital nada mais é doque um tratamento da imagem feito pelo processador da câmera.
Uma segunda grande dificuldade das compactas é o lapso de tempo entre a pressão no obturador e a captação da imagem pelo sensor. Em alguns modelos, a diferença de tempo pode chegar até mesmo a um segundo inteiro.
Para resolver essa diferença, pode-se pré-enquadrar uma cena e, um pouco antes do assunto entrar no quadro, fazer o disparo.Mesmo não sendo ideal, é uma possibilidade de conseguir fotos mais interessantes, apesar das limitações do equipamento.

dSLRs

Com uma câmera profissional – ou semi – você já terá condições de explorar as cenas rápidas de forma mais criativa, o que normalmente significa imagens inéditas e, portanto, mais interessantes.

Para isso, uma lente longa e clara – uma teleobjetiva de 100 ou 200 mme abertura máxima na casa dos 2.8, por exemplo – seria ideal, apesar de muito cara. Como não é todo mundo que dispõe de uma lente dessas, vamos explorar aqui algumas maneiras de conseguir boas fotos com equipamento mais modesto também.
Naturalmente que, em certas ocasiões, é perfeitamente possível fotografar com lentes curtas – normais, ou até mesmo com grande-angulares – desde que você estejapróximo da ação enquanto ela acontece.
Câmeras dSLR também sofrem de um pequeno lapso de tempo entre disparo e captação, de ordem muito inferior, na casa dos milésimos de segundo.

Esporte

Provavelmente a primeira coisa que vem à cabeça das pessoas quando se fala de ação é a foto de esporte. No Brasil, pode-se dizer que é a foto do jogo de futebol, inclusive. Mas não é só no campo ou naquadra que a foto de esporte impressiona. Surf e skate, por exemplo, costumam oferecer imagens belíssimas.

Corridas de automóvel, por outro lado, geralmente apresentam fotos bastante parecidas, porém se tornam uma possibilidade de ver “de perto” máquinas de sonho como Ferraris, Lamborghinis e Porsches.

Para fotografar qualquer esporte, o mais importante é conhecer seu funcionamento. Quaisposições são importantes para uma jogada decisiva ou qual jogador é reconhecidamente mais habilidoso podem servir para determinar o momento – bem como a direção em que a câmera aponta – em que o clique é feito.
Em esportes individuais, conhecer os movimentos que constituem a “assinatura” de um atleta – como a preparação do velocista jamaicano Usain Bolt antes de correr, ou o desempenho de César Cielo...
tracking img