Diarreia infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (614 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITARIO AUGUSTO MOTTA

PROPOSTA DE TRABALHO SOBRE DIARRÁIA INFANTIL


CONCEITO: Diarréia é geralmente definida como a ocorrência de três ou mais evacuações amolecidas ou líquidas emum período de 24 horas.
A doença diarréica aguda é uma das principais causas de morbidade e mortalidade infantil no Brasil, especialmente nas crianças menores de 6 meses que não estão em aleitamentomaterno exclusivo. Na Região Nordeste, onde o problema assume maior magnitude, o risco de morte por diarréia em crianças menores de 5 anos é cerca de quatro a cinco vezes maior do que na Região Sul,representando cerca de 30% do total das mortes durante o primeiro ano de vida. (AIDPI- Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância, Módulo 2, 2003)


1- DIAGNÓSTICO:
Grupo compostopor 10 crianças na faixa etária de 5 a 10 anos, sendo 06 do sexo feminino e 04 do sexo masculino, tendo apresentado diarréia, perda de peso, déficit nutricional, desidratadas. Todas apresentam baixonível sócio-econômico cultural, residentes em uma comunidade carente da zona oeste do Rio de Janeiro, com saneamento básico. Permanecem durante todo o dia em uma creche comunitária próxima daresidência, onde fazem 04 refeições por dia. Sas mães, na maioria solteiras, precisam trabalhar para prover o sustento da família. A creche possui poucos recursos, sendo assim, as crianças permanecem grandeparte do dia sem atividades.


2- OBJETIVOS:
• Orientar aos funcionários da creche e as mães sobre causas da diarréia, medidas preventivas e possíveis complicações.
• Propor na creche aadoção de uma dieta equilibrada, adequada ao perfil da clientela.
• Estimular a oferta de ingesta hídrica às crianças.
• Propor atividades recreativas no período em que as crianças permanecem nacreche.


3- PRIORIDADES:
Orientar aos funcionários da creche e as mães sobre causas da diarréia, medidas preventivas e possíveis complicações.


4 – SELEÇÃO DE RECURSOS:
Para...
tracking img