Apostila de fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8725 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1

APOSTILA

DE

FÍSICA

1° ANO

2

CONTEÚDO

INTRODUÇÃO – FÍSICA

SISTEMA DE UNIDADES

ESTUDO DOS MOVIMENTOS (Conceitos Básicos) – CINEMÁTICA – MRU - MRUV E GRÁFICOS

TRANSMISSÃO DE MOVIMENTO CIRCULAR (ROTAÇÕES)

CINEMÁTICA VETORIAL E DINÂMICA

LEIS DE NEWTON

ATRITO

TRABALHO

ENERGIA

IMPULSO (I) E QUANTIDADE DE MOVIMENTO (Q)

HIDROSTÁTICA

EXERCÍCIOS

3INTRODUÇÃO FÍSICA
* Do grego, a palavra Física vem de Physis que significa natureza, pois nos primórdios eram estudados aspectos do mundo animado e inanimado. * Atualmente, é a ciência que estuda a natureza em geral, principalmente, as interações da matéria e energia, desde corpos infinitamente pequenos (mecânica quântica) até infinitamente grandes (Cosmologia). * Identifica e trabalha com asleis básicas que regem o universo. * Sendo uma ciência, utiliza o método científico, baseando-se na matemática e na lógica para a formulação de seus conceitos.

Aplicações da Física
Desde tempos imemoriais homens e mulheres investigam os fenômenos da natureza para poderem viver melhor. Sua curiosidade os fez aprofundar em seus conhecimentos sobre os ciclos do dia e da noite, sobre as fases daLua, as estações do ano; sobre como se desenvolvem plantas e animais, para melhorar a agricultura e as criações, e assim produzir mais alimentos; sobre como produzir e controlar o fogo, e inventar ferramentas que facilitam o trabalho. A construção de casas, represas, pontes; a utilização da roda, de carros e dos diferentes tipos de máquinas, tudo isso foi sendo incorporado ao conhecimento dahumanidade. Nos últimos séculos, a ciência vem avançando muito rapidamente, assim como a tecnologia, que aplica os conhecimentos científicos a situações práticas. Tornou-se possível fazer máquinas muito pesadas - os aviões - voarem, facilitando, depois, a construção de outras - as naves espaciais, que levaram o homem à Lua e que nos ajudam a desvendar os mistérios do universo.

A Física hoje
É oestudo dos fenômenos naturais que podemos ou não observar. A Física estuda desde o movimento de um corpo sobre uma superfície sem atrito até o núcleo de um átomo.

4

Divisões da física • Mecânica: Estuda o movimento dos corpos. • Gravitação: Estuda o movimento dos corpos quando sob a ação de uma das forças da Natureza, a força gravitacional. • Óptica: Estuda a luz, suas propriedades epropagação. • Eletromagnetismo: Estuda os fenômenos eletromagnéticos, sendo subdividida em: _Eletrostática: Estuda os fenômenos provocados por cargas elétricas estáticas (fenômenos eletrostáticos).

_Magnetismo:
Estuda os fenômenos provocados por ímãs ou cargas elétricas em movimento. • Acústica: Estuda o som. • Termologia: Estuda o calor, a temperatura e seus efeitos. • Ondulatória: Estuda as ondas e suapropagação. • Oscilações: Estuda os movimentos periódicos, vibratórios e harmônicos. • Termodinâmica: Estuda a relação entre calor e trabalho. • Mecânica Quântica: Estuda os fenômenos físicos do mundo sub-microscópico ou que não obedecem às leis clássicas da Física.

Divisões dentro da Física
Toda divisão é dada por um marco, ou um grande evento. Desta forma a divisão se dá depois das teoriasrelacionadas com a relatividade. Portanto, Física Clássica são os conhecimentos e teorias antes das proposições de Einstein e a Moderna depois.

5

Sistemas de Unidades Físicas
1. Sistema internacional de unidades (SI) ou sistema MKS:
Na Mecânica, o Sistema Internacional de Unidades possui as seguintes unidades constituintes:

2. Sistema Gaussiano ou CGS:
O sistema CGS também é muitoutilizado, principalmente em Eletromagnetismo. Suas principais unidades fundamentais são:

Há também outros sistemas de unidades. Alguns, inclusive, usam não a massa e sim a força como grandeza fundamental. É o caso do sistema técnico, em que a unidade de força é o quilograma-força ou kgf. Na Física, podem ser feitas medidas de grandezas muito pequenas a grandezas extremamente grandes, assim é...
tracking img