Dialogo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 8 (1824 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 13 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Diálogo:
Diálogo é uma conversação estabelecida entre duas ou mais pessoas. Como tal, é a principal forma de criação do teatro (embora o monologo tenha neste gênero de arte também o seu lugar de destaque). Para existir diálogo tem de existir um locutor e um interlocutor.
Uma das características do homem moderno que ganhou mais fôlego com a revolução tecnológica foi a preocupação com a economiado tempo, bem como a de fazer sempre mais coisas em tempo menor. Nesse contexto, o imperativo da objetividade ganhou força e também interferiu nas relações pessoais. A conversa, por exemplo, é um gênero bastante desprestigiado nas teorias discursivas, isso porque conota temas aleatórios, desnecessários e que, por isso, não produzem resultados concretos.
Diálogo é: Uma conversa entre duas ou maispessoas; Uma troca de ideias para se chegar a um bom entendimento; Obra literária ou científica em forma de conversação; Alternância de dois fatores complementares um do outro.

Diálogo filosófico:

Diálogo em filosofia representa, primeiro Sócrates, e depois Platão, o processo de busca da verdade através de perguntas e respostas. Diálogos é de resto o nome da obra de Platão, em que cadadiálogo tem o nome do seu principal interlocutor.
Só o ser humano consegue dialogar, o que faz do diálogo uma característica própria e única do ser humano.
A capacidade de se dirigir e de responder ao outro, como igual, estabelecendo assim uma relação, e o comunicar com o outro através da linguagem permite o acesso ao pensamento e à representação. O diálogo é a troca de ideias e é onde seformam também algumas ideias.


O diálogo pressupõe a reciprocidade existencial e esta pressupõe a diferença e a semelhança, já que é devido à diferença que se pode enriquecer com a comunicação. O diálogo alarga os horizontes da exigência do pensamento, pois para se responder e argumentar as ideias tem de se fazer uso do raciocínio. Os Diálogos de Platão mostram o processo de elaboração dopensamento, e a dialética não é mais do que a arte do diálogo ou da discussão. As objeções de Sócrates obrigam o seu interlocutor a procurar uma verdade que este pensava já possuir. Da opinião à verdade, do particular ao universal, o diálogo é o próprio caminho da filosofia.
Segundo Platão, o pensamento é o diálogo da alma consigo mesma.

A filosofia contemporânea e especialmente afenomenologia dão ao diálogo uma importância primordial, porque ele é constitutivo de um mundo verdadeiramente humano, isto é, de um mundo comum mas composto de diferenças.

O que é um Diálogo Socrático?
Um Diálogo Socrático é uma sessão de investigação filosófica em grupo na forma de um diálogo orientado por um filósofo, regido por determinadas regras e cujo intuito principal é o de promover opensamento autónomo e crítico dos participantes.
O objetivo específico de um Diálogo Socrático é responder a uma pergunta filosófica concreta, através da procura de um consenso em torno dos conceitos que a pergunta nos apresenta. Um Diálogo Socrático é uma atividade cooperativa entre pessoas com diferentes conhecimentos e experiências de vida. Desta forma, partindo do concreto e sempreregressando ao concreto, evitamos a abstração excessiva, comum a muitos debates filosóficos. Ao pensar nas experiências e ao confrontar os pensamentos mais abstratos com a experiências está-se a seguir à risca o ensinamento de Kant de que “não podemos pensar em nenhum objeto que não seja por meio de categorias ; não podemos conhecer nenhum objeto pensado a não ser por intuições correspondentes a essesconceitos.”
Para se atingir satisfatoriamente esse objetivo é necessário que o grupo esteja disposto a gastar (ganhar) tempo e a entregar-se de forma honesta e persistente à discussão cooperativa. Essa persistência e compromisso com a verdade (e não com o nosso ego) são condições essenciais para que se consiga clarificar e compreender as várias definições e argumentos que vão surgindo durante o...
tracking img