Diálogo:
Diálogo é uma conversação estabelecida entre duas ou mais pessoas. Como tal, é a principal forma de criação do teatro (embora o monologo tenha neste gênero de arte também o seu lugar dedestaque). Para existir diálogo tem de existir um locutor e um interlocutor.
Uma das características do homem moderno que ganhou mais fôlego com a revolução tecnológica foi a preocupação com a economiado tempo, bem como a de fazer sempre mais coisas em tempo menor. Nesse contexto, o imperativo da objetividade ganhou força e também interferiu nas relações pessoais. A conversa, por exemplo, é umgênero bastante desprestigiado nas teorias discursivas, isso porque conota temas aleatórios, desnecessários e que, por isso, não produzem resultados concretos.
Diálogo é: Uma conversa entre duas ou maispessoas; Uma troca de ideias para se chegar a um bom entendimento; Obra literária ou científica em forma de conversação; Alternância de dois fatores complementares um do outro.

Diálogo filosófico:Diálogo em filosofia representa, primeiro Sócrates, e depois Platão, o processo de busca da verdade através de perguntas e respostas. Diálogos é de resto o nome da obra de Platão, em que cadadiálogo tem o nome do seu principal interlocutor.
Só o ser humano consegue dialogar, o que faz do diálogo uma característica própria e única do ser humano.
A capacidade de se dirigir e deresponder ao outro, como igual, estabelecendo assim uma relação, e o comunicar com o outro através da linguagem permite o acesso ao pensamento e à representação. O diálogo é a troca de ideias e é onde seformam também algumas ideias.


O diálogo pressupõe a reciprocidade existencial e esta pressupõe a diferença e a semelhança, já que é devido à diferença que se pode enriquecer com a comunicação. Odiálogo alarga os horizontes da exigência do pensamento, pois para se responder e argumentar as ideias tem de se fazer uso do raciocínio. Os Diálogos de Platão mostram o processo de elaboração do... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 05). Dialogo. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Dialogo/220369.html

MLA

"Dialogo" TrabalhosFeitos.com. 05 2012. 2012. 05 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Dialogo/220369.html>.

MLA 7

"Dialogo." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2012. Web. 05 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Dialogo/220369.html>.

CHICAGO

"Dialogo." TrabalhosFeitos.com. 05, 2012. Acessado 05, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Dialogo/220369.html.