Leitura, texto e sentido.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1010 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Frequentemente ouvimos falar sobre a importância da leitura na nossa vida, sobre a necessidade de se cultivar o hábito de leitura entre crianças e jovens.
E, diante disso, destacam-se questões como: O que é ler? Para eu ler? Como ler? Evidentemente essas perguntas poderão ser respondidas de diferentes modos revelando uma concepção de leitura, de sujeito, de língua, de texto e de sentido (que seadote).
Assim, de acordo com a concepção de língua como a atividade de captação das ideias do autor e o texto é visto como um pensamento do mesmo.
Já na concepção de língua como código e de sujeito predeterminado pelo sistema, o texto é visto como simples produto da codificação de um emissor, cabendo ao leitor o reconhecimento do sentido das palavras e estruturas do texto. Em ambas, o leitorrealiza uma atividade de reconhecimento e de produção.
Diferente das concepções anteriores, a inter-racial (dialógica) da língua, os sujeitos são atores/construtores sociais e ativos que se constroem e são construídos no texto. A leitura torna-se então uma atividade interativa altamente complexa de produção dos sentidos.
De acordo com os Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa, a leituraé o processo no qual o leitor enquanto construtor de sentido utiliza-se de estratégias como seleção, antecipação, inferência e verificação.
Já a concepção de estratégia de leitura, põe em foco o leitor e seus conhecimentos em interação com o autor e o texto para a construção de sentido, vem tendo a atenção de estudiosos e sendo objeto de pesquisas e discussões sobre sua importância para oensino da leitura.
Nossa atividade de leitores ativos em interação com o autor e com o texto começa com antecipações e hipóteses elaboradas com base em nossos conhecimentos sobre: o autor do texto; o meio de veiculação do texto; o gênero textual; o titulo; e a distribuição e configuração de informações no texto.
Na atividade de leitores ativos, estabelecemos relações entre nossos conhecimentosanteriormente constituídos e as informações contidas no texto, fazemos inferências, comparações, formulamos perguntas relacionadas com o seu conteúdo. E assim, agimos estrategicamente, o que nos permite dirigir e autorregular nosso próprio processo de leitura.
É claro que não devemos nos esquecer de que a constante interação entre o conteúdo do texto e o leitor é regulada também pela intenção comque lemos o texto, pelos objetivos da leitura. Sendo assim os objetivos do leitor que nortearão o modo de leitura, em mais tempo ou em menos tempo; com mais atenção ou com menos atenção; com maior interação ou com menor interação, enfim.
Anteriormente, destacamos a concepção de leitura como uma atividade baseada na interação autor-texto-leitor. É por essa razão que falamos de um sentido para otexto, não do sentido, e justificamos essa posição, visto que, na atividade de leitura, ativamos: lugar social, vivencias, relações com o outro, valores da comunidade, conhecimentos textual. A leitura e a produção de sentido são atividades orientadas por nossa bagagem sociocognitiva: conhecimentos da língua e das coisas do mundo.
Considerar o leitor e seus conhecimentos e que esses conhecimentossão diferentes de um leitor para outro implica aceitar uma pluralidade de leituras e de sentidos em relação a um mesmo texto.
É claro que com isso não preconizamos que o leitor possa ler qualquer coisa em um texto, pois, como já afirmamos, o sentido não esta apenas no leitor, nem no texto, mas na interação autor-texto-leitor. A pluralidade de leituras e de sentidos pode ser maior ou menordependendo do texto, do modo como foi constituído, do que foi explicitamente revelado e do que foi implicitamente sugerido, por um lado; da ativação, por parte do leitor, de conhecimentos de natureza diversa, e de sua atitude cooperativa perante o texto, por outro lado.
Já é de nosso conhecimento que a compreensão de um texto varia segundo as circunstancias de leitura e depende de vários fatores,...
tracking img