Diagramas de java

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1700 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS CAMPUS FORMOSA

INFORMÁTICA PARA INTERNET 3º ANO







,













DIAGRAMAS





















Formosa-GO, março de 2013

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS CAMPUS FORMOSA

INFORMÁTICA PARA INTERNET 3º ANO

PROFESSOR ÍTALO DUTRA

PROGRAMAÇÃO PARAWEB II







,







DIAGRAMAS



DÉBORA DE OLIVEIRA TEIXEIRA



















Formosa-GO, março de 2013

CONTEÚDO


INTRODUÇÃO 3
DIAGRAMAS 4
Diagramas de Use-Case 4

Diagrama de Classes 5

Diagramas de Objetos 6

Diagramas de Estado 7

Diagramas de Sequência 8

Diagramas de Colaboração 8

Diagramas de Atividades 9Diagramas de Componentes 10

Diagramas de Execução 11

BIBLIOGRAFIA 12



INTRODUÇÃO





Nesse trabalho irei tratar sobre os diagramas que são usados na UML. Sabemos que são nove tipos de diagramas, sendo eles os Diagramas de Use Case, Diagramas de Classes, Diagramas de Objetos, Diagramas de Estado, Diagramas de Sequência, Diagramas de Colaboração, Diagramas de Atividade e Diagramasde Componentes e Diagrama de Execução.

Todos eles apresentam diversas características semelhantes e diferentes, e são elas que quero apresentar no trabalho. Especificarei cada um, com sua forma de uso, de apresentação, e de utilização.

Tenho o real objetivo de conseguir passar tudo o estudado e pesquisado para a elaboração do conteúdo do trabalho. E que todas as dúvidas possam seresclarecidas através de minha pesquisa.


DIAGRAMAS



Existem nove tipos de diagramas, sendo eles: Diagramas de Use Case, Diagramas de Classes, Diagramas de Objetos, Diagramas de Estado, Diagramas de Sequência, Diagramas de Colaboração, Diagramas de Atividade e Diagramas de Componentes e Diagrama de Execução.

Todos eles possuem como semelhança uma estrutura estática e umcomportamento dinâmico, pois a UML consegue suporta modelos estáticos, dinâmicos e funcionais. Cada modelo possui a lista de diagramas que são capazes de ser criados de acordo suas especificações.





Diagramas de Use-Case



O modelo para um diagrama de use-case é uma técnica que se usa para descrever requisitos funcionais de um sistema. Sua escrita é baseada em atores externos, use-cases eo sistema modelado. Os atores fazem o papel de uma entidade externa ao sistema como usuário, hardware, ou até mesmo outro sistema que é o que realiza interação com o sistema modelado. Eles realizam a comunicação com o sistema através dos use-cases, onde o use-case representa uma sequência das ações que o sistema realiza.

O diagrama de Use-cases ou Caso uso tem o objetivo de ajudar nacomunicação entre analistas e cliente. Ele consegue mostrar ao usuário um cenário de como irá funcionar seu sistema. Então, o cliente consegue ver todas as principais funcionalidades do sistema.

Os relacionamentos entre atores e use-cases podem ser de associações entre eles, generalização entre os atores e generalizações, extends e includes entre use-cases.




Associação: Afuncionalidade do sistema definida pelo ponto de vista do usuário.










Generalização: Os use-cases de B são o mesmo dos use-cases de A. Porém, A tem seu próprio use-cases.



















Diagrama de Classes



O diagrama de classe tem a funcionalidade de demonstrar a estrutura estática (pois a estrutura descrita pode ser válida em qualquer ponto dociclo de vida do sistema), das classes de um sistema, onde o que deve ser representando pela aplicação modelada se encontra. Ele é uma representação da estrutura e relações das classes que servem como modelo para objeto. Esse modelo de diagrama apresenta diversos tipos de relacionamentos, como o de associação, onde são conectados entre si, dependência, onde uma classe usa ou depende de outra...
tracking img