Romantismo (literatura)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (705 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Romantismo em Portugal
O Romantismo floresceu em todos os países ocidentais. Em Portugal, a tendência se desenvolveu a partir de 1836, nessa época o país passava por uma profunda crise econômica,política e social.
A situação do país se agravava com a invasão napoleônica e a independência econômica do Brasil, em 1820, iniciou-se uma revolução liberal para a modernização do país.
Em 1836, asidéias românticas começaram a fluir, foram levadas da França e da Inglaterra pelos emigrados durante a revolução.
Em Portugal, podemos considerar a existência de duas gerações românticas:
-Primeira Geração: marcada por preocupações históricas e políticas; nela se destacam Almeida Garrett, Alexandre Herculano e Antônio Feliciano de Castilho; - Segunda Geração: as características românticasestão definidas e amadurecidas; nela se destacam Camilo Castelo Branco, Júlio Dinis, Soares dos Passos e João de Deus.

Romantismo no Brasil
Após 1822, cresce no Brasil independente o sentimento denacionalismo, busca-se opassado histórico, exalta-se a natureza da pátria; na realidade, características já cultivadas naEuropa e que se encaixavam perfeitamente à necessidade brasileira de ofuscarprofundas crisessociais, financeiras e econômicas. De 1823 a 1831, o Brasil viveu um período conturbado comoreflexo do autoritarismo de D. Pedro I: a dissolução da Assembléia Constituinte; aConstituiçãooutorgada; a Confederação do Equador; a luta pelo trono português contra seu irmão D. Miguel;a acusação de Ter mandado assassinar Líbero Badaró e, finalmente, a abdicação. Segue-se operíodo regencial e amaioridade prematura de Pedro II. É neste ambiente confuso e inseguroque surge o Romantismo brasileiro, carregado de lusofobia e, principalmente, de nacionalismo.Quanto ao conteúdo, os românticoscultivavam o nacionalismo, que se manifestava naexaltação da natureza da pátria, no retorno ao passado histórico e na criação do herói nacional,no caso brasileiro, o índio (o nosso cavaleiro...
tracking img