Diagrama de Pareto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (533 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
O diagrama de Pareto é um gráfico de colunas que ordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas, procurando levar a cabo o princípio de Pareto(80% das consequências advêm de 20% das causas), isto é, há muitos problemas sem importância diante de outros mais graves.1 Sua maior utilidade é a de permitir uma fácil visualização e identificação dascausas ou problemas mais importantes, possibilitando a concentração de esforços sobre os mesmos. É uma das sete ferramentas da qualidade.

Hoje vamos ver passo a passo como criar um gráfico dePareto usando o Microsoft Excel. O princípio de Pareto, também conhecido como o princípio 80 20, foi apresentado em 1897 por Vilfredo Pareto. Ele afirmou que 80 % da riqueza mundial concentrava-se em 20 %da população. Mais tarde verificou – se que essa relação de concentração acontece em vários outros ramos da ciência, como concentrações demográficas e em ciências organizacionais.
Joseph M. Juranapresentou que numa organização, 80% dos seus problemas podem estar ligados a 20 % das causas geradoras de problemas nessa organização. Isso quer dizer que atacando 1/5 de nossas causas potenciais,estaremos resolvendo 4/5 de nossos problemas.
Claro que a relação não é perfeitamente exata, mas nos dá a ideia de concentração e priorização no ataque as causas dos problemas.
Podemos através dodiagrama de Pareto filtrar os problemas menores dos maiores, onde é claro as falhas maiores necessitam de ações mais dinâmicas e urgentes, os problemas ou falhas menores necessitam de ações por igual, masquando podemos visualizar o grau de importância de cada falha sempre devemos originar a ação sobre a mais crítica.
Para desenvolver um gráfico de Pareto você pode utilizar o Microsoft Excel:Grafico Pareto Excel1.º Passo
Liste no Excel todos as causas versus ocorrências do que se deseja criar um gráfico de Pareto. Em nosso exemplo nossas causas serão reclamações de clientes e nossas...
tracking img