Diagrama de pareto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2025 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O diagrama de Pareto é um gráfico de barras que ordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor, permitindo a priorização de problemas. Mostra ainda a curva de percentagens acumuladas. Sua maior utilidade é a de permitir uma fácil visualização e identificação das causas ou problemas mais importantes, possibilitando a concentração de esforços sobre os mesmos.DIAGRAMA DE PARETO

[pic]
O diagrama criado pelo economista italiano Vilfredo Pareto, no século XIX, é uma das sete ferramentas básicas da qualidade e constitui-se num gráfico que é utilizado para identificar quais os itens ou causas de perdas que devem ser sanadas.
O nome desta ferramenta administrativa é em homenagem ao economista Vilfredo Pareto, umitaliano que usou este gráfico no ano de 1897 para provar que a distribuição de renda era feita de forma desigual. Um pouco depois, Juran usou o Diagrama de Pareto para separar e classificar problemas relacionados à qualidade em triviais e vitais. Assim, Juan deu o nome de Análise de Pareto ao método.
O Diagrama de Pareto diz que, em muitos casos, a maior parte das perdas que se fazem sentir édevida a um pequeno número de defeitos considerados vitais. Os restantes defeitos, que dão origem a poucas perdas, são considerados triviais e não constituem qualquer perigo sério. Uma vez identificados os defeitos considerados vitais, dever-se-á proceder à sua análise, estudo e implementação de processos que conduzam à sua redução ou eliminação.
O diagrama de Pareto, também conhecido comoCurva ABC, que teve importantes contribuições de Juran (um dos importantes teóricos do gerenciamento de qualidade), baseia-se no princípio de que a maioria das perdas tem poucas causas, ou, como foi dito por Juran “poucas são vitais, a maioria é trivial”.
O diagrama de Pareto tem o objetivo de compreender a relação ação/benefício, ou seja, prioriza a ação que trará o melhor resultado.

Paraconstruir o diagrama de Pareto:
1. Defina o objetivo da análise (por exemplo: índice de rejeições)
2. Estratifique o objeto a analisar (índice de rejeições: por turno; por tipo de defeito; por máquina; por operador; por custo)
3. Colete os dados, utilizando uma folha de verificação
4. Classifique cada item
5. Reorganize os dados em ordem decrescente
6. Calcule a porcentagemacumulada
7. Construa o gráfico, após determinar as escalas do eixo horizontal e vertical
8. Construa a curva da porcentagem acumulada. Ela oferece uma visão mais clara da relação entre as contribuições individuais de cada um dos fatores
9. Determine o tipo de perda que você quer investigar
10. Especifique o aspecto de interesse do tipo de perda que você quer investigar
11. Organizeuma folha de verificação com as categorias do aspecto que você decidiu investigar
12. Preencha a folha de verificação
13. Faça as contagens, organize as categorias por ordem decrescente de frequência, agrupe aquelas que ocorrem com baixa frequência sob denominação “outros” e calcule o total
14. Calcule as frequências relativas, as frequências acumuladas e as frequências relativasacumuladas.
Esses simples passos do Diagrama de Pareto, seguidos da forma correta permitem a identificação de problemas que são muito mais graves do que outros triviais e mostra que, às vezes, a empresa está focando na resolução dos problemas errados ao invés de direcionar os esforços de melhoria para os que são realmente graves.
Quando e como usar o Diagrama de Pareto

O Diagrama de Paretoé utilizado quando existem vários elementos em uma lista e precisamos ressaltar a importância de cada um deles. Um exemplo prático é um processo, onde o diagrama divide as funções em A, B e C, dando o nome também de Curva ABC à ferramenta.
O Diagrama de Pareto serve para tornar mais clara a relação entre ação e benefício priorizando dessa forma aquele que dará um resultado melhor para a...
tracking img