Diagrama de fluxos de dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (368 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DIAGRAMA DE FLUXO DE DADOS

O Diagrama de Fluxo de Dados (DFD) é uma das principais ferramentas utilizadas no projeto de sistemas de informação. O DFD é um diagrama gráfico, baseado apenas emquatro símbolos, que mostra a estrutura do sistema e sua fronteira, ou seja, todas as relações entre os dados, os processos que transformam esses dados e o limite entre o que pertence ao sistema e o queestá fora dele.
DFD é uma representação em rede dos processos (funções) do sistema e dos dados que ligam esses processos. Ele mostra o que o sistema faz e não como é feito. É a ferramenta dedemonstração central da análise estruturada.
Um DFD apresenta as partes componentes de um sistema e as interfaces entre elas. É um conjunto integrado de procedimentos, sendo que as partes do computadorpoderão estar inseridos ou não.
Na elaboração de um DFD, utilizaremos quatro símbolos que nos permitirão, debater e apresentar ao usuário todo o processo, sem assumir nenhum compromisso comimplementações e demostrar a sua fluência, sem a preocupação com a hierarquização e tomadas de decisão.
São os seguintes símbolos utilizados na elaboração de um DFD:
Figura 1 – Componentes de um DFDNormas para Elaboração de um DFD

1. Definir as Entidades Externas.
2. Especificar as entradas e saídas do sistema.
3. Especificar prováveis saídas (consultas/relatórios) que o sistema venha a ternecessidade.
4. Elaborar o Diagrama de Contexto (Nível 0).
5. Elaborar o diagrama de Nível 1, começando do canto superior esquerdo, da esquerda para direita, a partir da Entidade Externa que possuira principal entrada para o sistema, desenhando os fluxos de dados que surgem, os processos logicamente necessários e os Depósitos de Dados que lhe pareçam necessários.
6. Não ligar Entidade Externadiretamente com Entidade Externa nem Depósito de Dados a Depósito de Dados sem que possuam um processo entre eles.
7. Aceitar o fato de que será necessário a elaboração de mais de um esboço até a...
tracking img