Diagrama de fluxo de dado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1041 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


Até o final da década de 70, a grande maioria dos projetos de desenvolvimento de sistemas começava pela criação de um documento elaborado pelo analista de sistemas, contendo uma descrição textual sobre o que ele entendia ser os requisitos do usuário. Esses documentos muitas vezes denominados de especificação funcional padeciam de alguns problemas: eram monolíticos e, portanto, dedifícil compreensão, uma vez que era necessária toda a especificação funcional, para poder compreendê-la; eram redundantes, dado que a mesma informação era muitas vezes repetida em diversas partes diferentes do documento, tornando difícil a sua atualização e revisão, conduzindo a um problema grave de inconsistência; eram ambíguos, pois o detalhamento dos requisitos do usuário podia serinterpretado de modo distinto pelo analista de sistemas, pelo projetista, pelo programador e pelo próprio usuário; eram de difícil manutenção, posto que a especificação funcional quase sempre era obsoleta no final do processo de desenvolvimento do sistema, o que muitas vezes ocorria no final da fase de análise, devido aos motivos anteriormente explicitados.
Esses problemas provocaram uma reação dacomunidade de engenharia de
software que levou à percepção de que a atividade de desenvolvimento de sistema compreendesse especificações funcionais que fossem gráficas, particionadas e de redundância mínima conforme visto em Yourdon (1992).
Para DeMarco (1989) a análise tradicional de sistemas, caracterizada por
especificações maciças e pesadas começou a se modificar no final da década de 70, dandolugar a uma nova abordagem denominada análise estruturada, que dizia respeito fundamentalmente a um novo tipo de especificação funcional, a especificação estruturada.
O termo “análise estruturada” foi popularizado por DeMarco (1989) quando então introduziu e nomeou símbolos gráficos que possibilitariam ao analista criar modelos de fluxo de informação, sugeriu uma heurística para o uso dessessímbolos e sugeriu que um dicionário de dados e narrativas de processamento pudesse ser usado como complemento aos modelos de fluxo de informação.
Segundo DeMarco (1989) a análise estruturada é a utilização das seguintes
ferramentas: diagrama de fluxo de dados, dicionário de dados, português estruturado, tabelas e árvores de decisão. A utilização dessas ferramentas de maneira efetiva contribuiriagrandemente para a solução ou minimização dos problemas inerentes à fase de análise (problemas de comunicação, a natureza variável dos requisitos do sistema, faltam de ferramentas adequadas, problemas no documento de especificação funcional, dentre outros).







O que é:

O diagrama de fluxo de dados é uma ferramenta de modelagem que permite que um sistema seja visto como uma rede deprocessos assíncronos e funcionais, interligados por fluxos de dados e repositórios de armazenamento de dados. É uma das mais utilizadas ferramentas de modelagem de sistemas, principalmente para sistemas nos quais as funções do sistema sejam mais importantes e mais complexas que os dados manipulados pelo sistema. Em um sistema no qual os relacionamentos entre os dados sejam mais importantes que asfunções, pode-se dar menos importância aos DFD’s e
concentrar esforços no desenvolvimento de diagramas de entidades-relacionamento.

Também pode ser chamado de:
• Diagrama de bolhas;
• DFD (abreviatura que utilizaremos);
• Modelo de Processo;
• Diagrama de fluxo e trabalho;
• Modelo funcional;

O DFD é um diagrama gráfico, baseado apenas em quatro símbolos, que mostra a estrutura dosistema e sua fronteira, ou seja, todas as relações entre os dados, os processos que transformam esses dados e o limite entre o que pertence ao sistema e o que está fora dele.



Na figura 1 (F1) podemos ver um quadrado duplo. Este representa “Entidade Externa/Origem ou destino de dados.
Na figura 2 (F2) Retângulo com cantos arredondados. O qual representa o “Processo que transforma o...
tracking img