Diagrama de classe de uml

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3826 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Diagrama de Classes de UML

O diagrama de classes é um dos treze modelos gráficos da linguagem UML. A apresentação desse primeiro modelo é feita antes da apresentação da linguagem UML. Ocorre que modelagem com diagrama de classes corresponde ao resultado do esforço mais primitivo de geração de modelos gráficos que descrevem um programa orientado a objetos, isto é, as classes com sua estruturae os relacionamentos entre classes. É a alternativa mais rudimentar para descrever os elementos de um programa orientado a objetos de forma mais legível que aquela presente na implementação. Notações diversas de análise e projeto apresentam algum tipo de diagrama de classes. Assim, a apresentação do diagrama de classes de UML é quase uma continuação da discussão dos elementos de um programaorientado a objetos.

O modelo é focado na modelagem de tempo de desenvolvimento – isto é, não é adequado para descrever tempo de execução, o que é o ponto de vista de outros modelos de UML, tratados na segunda parte desta disciplina. O diagrama de classes tem a capacidade de modelar os elementos de um programa orientado a objetos em tempo de desenvolvimento, isto é, as classes com seus atributos emétodos. Tem, porém a capacidade de modelar os relacionamentos entre classes de forma mais explícita que aquela do código.

A apresentação do diagrama de classes não pretende reproduzir o conjunto de informações contido na especificação de UML, publicada pelo OMG (OMG,c). De fato, o diagrama de classes, assim como ocorre com outros diagramas de UML, se presta a estilos de modelagem diversos. Aintenção é destacar os elementos considerados mais importantes pelo autor, negligenciado aqueles considerados menos relevantes – tendo claro que a especificação de UML é acessível sem custo, no site do OMG, a quem necessitar de outras informações a respeito dos elementos sintáticos do diagrama de classes ou de outros diagramas. A ênfase de modelagem orientada a objetos que se busca privilegiar éaquela que priorize a correspondência entre elementos do projeto e do código. Assim, foge-se dos recursos de modelagem que levem a especificações sem essa característica, como a possibilidade de incluir atributos em associações, por exemplo.


Classes, Atributos e Métodos

A UML contém uma representação básica de uma classe para o diagrama de classes, em conformidade com o paradigma de orientaçãoa objetos. A representação de uma classe é reproduzida na figura 1: possui um identificador, um conjunto de atributos e um conjunto de métodos.



Figura 1 : Representação de classe na linguagem UML


A divisão superior do retângulo é reservada ao identificador da classe, isto é, seu nome; a parte central, aos atributos; e a inferior, aos métodos.
O conjunto de atributos e métodos podeser omitido da representação – o que não quer dizer que não existam. Quando os atributos e métodos são omitidos, as linhas que dividem o retângulo também podem ser.

A representação básica de um atributo consiste em seu identificador, ou seja, o nome do atributo, e seu tipo, sendo que a explicitação do tipo é opcional. Por exemplo, a figura 1 poderia ter o único atributo da classe grafado como:Ocupante

Ocupante: Jogador

A sintaxe da representação de atributo de UML, porém, inclui outras informações, cuja explicitação de um diagrama é opcional. Segundo a linguagem, a notação de um atributo é:


[ ][‘/’] [‘:’ ][‘[‘ ‘]’]
[‘=’ ][‘{‘ [‘,’ ]* ‘}’]

Onde:

● pode ser público (+), privado (-), protegido (#) ou pacote (~);

● ‘I’ significa que se trata de um atributoderivado – seu valor é computado a partir de outras informações;

● é o identificador do atributo ( jamais iniciado com letra maiúscula);

● ‘:’ é o identificador do tipo do atributo;

● ::= [‘{‘ [ ‘,’ ] ‘}’ ];

● ::= [ ‘..’ ] ;

● pode ser ordenado ou não ordenado;

● pode ser único ou não único;

● pode ser usado para...
tracking img