Uml diagrama de classe e atividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2179 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






















































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 DIAGRAMAS. 4
2.1 Diagrama de Classes 4
2.1.1 Classe 4
2.1.2 Operações 4
2.1.3 Atributos 4
2.1.4 Atributo Derivado 5
2.1.5 Visibilidade 5
2.1.6 Associação 6
2.1.7 Agregação 6
2.1.8Generalização 7
2.1.9 Multiplicidade 7
2.2 Diagrama de Atividade 7
2.2.1 Atividade. 8
2.2.2 Condição de Guarda 8
2.2.3 Swinlane 9
2.2.4 Merge 9
2.2.5 Decisão 9
3 CASE JUDE 11
3.1 Enunciado. 11
3.2 Diagrama de Classe (JUDE). 12
REFERÊNCIAS 13
INTRODUÇÃO

Trabalho de portfolio da disciplina de Análise de Sistemas II, do curso de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento deSistemas.
Orientações:
1- A partir das tele aulas realizadas, das web aulas, do livro didático, fazer um resumo dos tópicos abaixo relacionados:
a. Diagrama de Classe
i. Classe
ii. Operações
iii. Atributos
iv. Atributo Derivado
v.Visibilidade
vi. Associação
vii. Agregação
viii. Generalização
ix. Multiplicidade


b. Diagrama de Atividades
i. Atividade
ii. Condição de Guarda
iii. Swinlane
iv. Mergev. Decisão


2- De acordo com o descritivo, elaborar o diagrama de classe utilizando a ferramenta Case JUDE. Definir atributos e operações a seu critério. O importante é que os atributos e operações estejam definidos. Não se esquecer de efetuar as associações e definir a multiplicidade.






DIAGRAMAS.


1 Diagrama de Classes

Esse diagramapossibilita a modelagem de qualquer objeto, sistema, situação ou projeto, seja ele técnico ou comercial. O diagrama de classes é um dos principais diagramas responsáveis pela geração de códigos, pois através dele, conseguimos visualizar um sistema de uma forma mais ampla.
Segundo Pender (2004), podemos considerar que o diagrama de classes está no centro do processo de modelagem de objetos.Pois ele fornece recursos que possibilitam identificar todas as regras que conduzem a definição e ao uso de objetos.

1 Classe

Uma classe representa um conjunto de objetos, características e comportamentos. A ela são atribuídos objetos com características semelhantes, sendo que, ela define o comportamento de seus objetos através de métodos (ações), e quais estados eles são capazesde conter, por meio de atributos (características). Exemplos de classes: Pessoas, Carro, Casa, Animal, Geladeira, enfim, qualquer coisa ou pessoa pode ser abstraída em uma classe, no mundo da programação orientada a objetos. As classes são alicerce do diagrama de classes.

2 Operações

Especifica um serviço que pode ser solicitado por qualquer objeto da classe para afetar seucomportamento.

3 Atributos

Os atributos em uma classe representam as características dessa classe, ou os tipos de informações manipulados por ela. Por exemplo, uma classe do tipo pessoa poderia ter atributos como idade(números inteiros), ou nome (literal), ou ainda endereço, enfim, informações que a torne diferente das outras pessoas.

4 Atributo Derivado

Atributoderivado é um atributo cujo valor é obtido a partir de outros atributos. Ex.: idade = {data_atual – data_nascimento}; Lucro = {valor_venda – valor_compra}.

5 Visibilidade

A visibilidade das classes, assim como a dos atributos, indica o nível de acesso delas em relação aos outros componentes ou classes que compõem o projeto de software ao qual essa classe pertença, são eles:...
tracking img